CONHECENDO OS PROCESSOS DE TRABALHO EM SAÚDE NAS REUNIÕES DE EQUIPE DE UMA ESF DE SP

9 votos

O OLHAR DO ESTUDANTE MÉDICO.

 O Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) do Curso de Medicina da UNOESTE, insere o estudante do Curso de Medicina em atividades práticas nas unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs), desde o primeiro termo da graduação. O estudante participa de reuniões interdisciplinares semanais que ocorrem na equipe da Unidade com a finalidade de entender a dinâmica do trabalho em equipe e trazer novas propostas organizacionais de acordo com a epidemiologia do Território de Saúde. A utilização de Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem, como a Problematização, aproximam o estudante de propostas que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas que habitam o território adscrito à ESF. Dessa maneira o estudante consegue entender a importância do trabalho em equipe, ao mesmo tempo que coloca em prática a Política Pública da Promoção à Saúde e o HUMANIZASUS. Na reunião semanal, que conta com a participação de Trabalhadores da Saúde, servidores da ESF e estudantes, existem momentos dedicados à reflexão sobre os processos de trabalho em saúde, conduzidos pela Equipe de Nível Superior da ESF. O conceito “processo de trabalho em saúde” diz respeito à visão microscópica do cotidiano do trabalho em saúde, ou seja, está ligada à prática dos trabalhadores, ou profissionais de saúde, que se inserem no dia-a-dia da produção e do consumo de serviços de saúde. Nos estudos dos processos de trabalho em saúde a equipe da ESF foi convidada a analisar os seguintes componentes: o objeto de trabalho, os instrumentos, a finalidade e os agentes. Os Coordenadores da reflexão, presentes na Reunião de Equipe, destacaram que esses elementos precisam ser examinados de forma articulada e não em separado, pois na sua relação recíproca é que se dá a configuração de um processo de trabalho.

Os encontros buscam conhecer os Processos de trabalho em saúde, a organização e manejo da equipe com um determinado território de atuação, e capacitação para estabelecer uma melhor relação entre o trabalhador da Saúde e o usuário do SUS.

Foi realizada uma reunião de equipe com a participação de funcionários da ESF enfermeiras, agentes comunitárias, médico e alunos do 4º termo de medicina sobre os encontros ocorridos semanalmente entre eles, que prestaram serviços na ESF, com a finalidade de planejar ações diante da situação do território e dos usuários do SUS que residem naquele local.

Esses encontros são ministrados por um integrante da equipe de nível superior, que pode ser o médico, o enfermeiro ou o dentista. No encontro são discutidos planos de ação a serem desenvolvidos de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, com foco nas ações para criação de ambientes saudáveis na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família.

Entende-se que é fundamental a produção de uma Gestão Colegiada na ESF, com a realização de encontros entre os membros da equipe para melhor administrar o território e seus desafios. Nas reuniões, o estudante pôde perceber que existem Planos de Ação, traçados pela equipe, num esforço para melhorar a interação e a convivência entre os membros da ESF e entre os trabalhadores da Saúde com o usuário do SUS. Dessa maneira, a equipe constrói ações que vão ao encontro das propostas da Política Nacional de Humanização (PNH) adaptando os processos de trabalho às Necessidades de Saúde da População.

Equipe da ESF e alunos da Medicina Unoeste

 

 

Referências:

Política Nacional de Humanização.                                                                                                                                        Disponível em: https://www.google.com/urlsa=t&source=web&rct=j&url=http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf&ved=2ahUKEwjjtILKrjfAhV7ILkGHbjKDUsQFjAHegQIBBAB&usg=AOvVaw04zU8E3g_tsFlo5pSvPqkT

Consulta em 11 01 2019, às 11h 43min.

 

Processos de Trabalho em Saúde.                                                                                                                                      Disponível em:http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/protrasau.html

Consulta em 11 01 2019 às 11h 40min.