Curso internacional sobre “Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas de Saúde”

6 votos

O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz – Icict/Fiocruz, está oferecendo o curso de abrangência internacional “Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas de Saúde”, coordenado por Katia Lerner e Janine Cardoso, pesquisadoras do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e do PPGICS. As inscrições serão realizadas de 01 a 31 de agosto  de 2018.

O curso gratuito, com duração de 60 horas (02 créditos), terá como professores convidados Mônica Petracci, da Universidad de Buenos Aires (Argentina); José Miguel Labrín, da Universidad de Chile;  Wedencley Alves, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e Elaine Rabello, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Estão sendo oferecidas 25 vagas e o curso pode ser feito por alunos do PPGICS e de outros cursos de pós-graduação stricto sensu. Conforme a ementa do curso, “caso o número de interessados exceda o de vagas oferecidas, terão prioridade: a) os alunos do PPGICS; b) os alunos cujo tema de pesquisa esteja vinculado de forma direta à ementa da disciplina; c) alunos de doutorado”.

A disciplina visa a contribuir para o aprimoramento teórico-metodológico das análises das relações entre jornalismo e políticas públicas de saúde, a partir do estudo da produção noticiosa de fenômenos epidêmicos transmissíveis. O curso abordará os seguintes tópicos: Interfaces entre comunicação, saúde e políticas públicas; Saúde e doença: deslocamentos contemporâneos – prevenção, risco e promoção da saúde; Jornalismo e Saúde: deslocamentos contemporâneos – risco e midiatização; e Epidemia nas lentes jornalísticas: o que dizem as pesquisas? As experiências da Influenza A-H1N1, Dengue, Febre Amarela Urbana e Zika.

Para se inscrever, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição no site da Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br), acessando o link: Inscrição > Informação e Comunicação em Saúde – Icict > Inscrição.

O curso será ministrado em horário integral, de 9h às 17h, do dia 10 ao dia 14 de setembro de 2018. Outras informações poderão ser obtidas junto à Gestão Acadêmica do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.036 – sala 210, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ), telefone: (21) 3882-9063 | E-mail: gestaoacademica@icict.fiocruz.br | Horário de atendimento: 8h às 16h.

 

Serviço

Curso de abrangência internacional: Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas de Saúde

Coordenação: Katia Lerner & Janine Cardoso – Laces & PPGICS/Icict

Período do curso: 10 a 14/09/2018

Vgas: 25 (vinte e cinco)

Professores convidados: Mônica Petracci, da Universidad de Buenos Aires (Argentina); José Miguel Labrín, da Universidad de Chile;  Wedencley Alves, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e Elaine Rabello, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Carga horária: 60 horas (02 créditos) (das 9h às 17h)

Periodo de inscrições: 01 a 31/08/2018

Inscrições: Plataforma SIGA: www.sigass.fiocruz.br – Inscrição > Informação e Comunicação em Saúde – Icict > Inscrição

Informações: Gestão Acadêmica do Icict, Av. Brasil, 4.036, sala 210 – Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ) | Telefone: (21) 3882-9063 | E-mail: gestaoacademica@icict.fiocruz.br | Horário de atendimento: 8h às 16h