Cursos gratuitos e a distância: Telessaúde SC abrirá inscrições na próxima segunda (25/03)!

7 votos

Olha os cursos do Telessaúde SC aqui de novo! No dia 25/03, às 8h (horário de Brasília-DF), o Núcleo Telessaúde SC abrirá inscrições para CINCO turmas de cursos a distância: (1) Abordagem da hanseníase na Atenção Básica à Saúde (200 vagas); (2) Abordagem a problemas infecciosos crônicos: HIV/AIDS e hepatites (200 vagas); (3) A concepção de saúde e a organização da ABS (100 vagas); (4) Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) (100 vagas); (5) Processo de trabalho na ABS: organização da atenção (100 vagas). As inscrições encerram no dia 29/03 ou quando todas as vagas forem preenchidas.

Todos os cursos são GRATUITOS,  on-line e as turmas são voltadas aos profissionais de saúde de nível médio e superior (confira público-alvo de cada curso na descrição abaixo) que atuam na ABS. Para se inscrever e participar, é necessário ser cadastrado no Telessaúde SC. Caso ainda não seja cadastrado, envie seus dados aqui.

Atenção! A etapa de cadastro ocorre em dois momentos. Primeiro, quando o profissional preenche e envia as suas informações para o cadastro no portal do Telessaúde SC. Na sequência, a nossa equipe recebe os dados e valida o cadastro, encaminhando para o e-mail informado pelo profissional o login e a senha que darão acesso a todos os serviços disponíveis no ambiente restrito do portal. Com login e senha em mãos, você poderá fazer a inscrição no minicurso desejado na plataforma Moodle Telessaúde SC.

Conheça os cursos ofertados

(1) Abordagem da hanseníase na Atenção Básica à Saúde (200 vagas): a hanseníase é uma doença crônica, infecciosa e transmissível, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, que pode atingir peles e nervos periféricos. A demora no diagnóstico e no início do tratamento da doença pode causar sérias incapacidades físicas (IF), levando ao comprometimento definitivo da qualidade de vida dos pacientes acometidos. Nesse contexto, a Atenção Básica à Saúde (ABS) tem um importante papel para o diagnóstico precoce, tratamento da doença e prevenção das IF. Esse minicurso tem o objetivo de capacitar os profissionais de nível superior que atuam na ABS para o desenvolvimento de ações básicas para a prevenção de IF causadas pela Hanseníase. O curso tem como público alvo os profissionais de saúde de nível superior que atuam na ABS e uma carga horária de 30 horas.

(2) Abordagem a problemas infecciosos crônicos: HIV/AIDS e hepatites (200 vagas): as infecções causadas pelo vírus HIV e as hepatites são consideradas graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Para fazer face ao desafio do controle e tratamento dessas doenças, o Ministério da Saúde passou a valer-se de estratégias, entre elas, a descentralização das ações para a Atenção Básica, possibilitando maior cobertura e acessibilidade dos usuários. Ao final deste curso, espera-se que os profissionais de saúde estejam instrumentalizados para fazer o manejo de usuários que vivem com o HIV e hepatites no âmbito de atuação na Atenção primária à Saúde (APS). O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível superior que atuam na APS e uma carga horária de 30 horas.

(3) A concepção de saúde e a organização da ABS (100 vagas): o minicurso busca capacitar os profissionais das Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para compreensão e organização do processo de trabalho de acordo com o modelo da Atenção Básica, tendo como apoio os serviços do Núcleo Telessaúde SC, especialmente o serviço de teleconsultoria. O público-alvo são os profissionais de nível médio e superior das equipes de Atenção Básica. A carga horária é de 20 horas.

(4) Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) (100 vagas): a realização de ações de promoção, prevenção, atenção e reabilitação em saúde a fim de apoiar a consolidação da Rede de Atenção à Saúde no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações são um grande desafio para a Atenção Básica à Saúde. Fazem parte do escopo de profissionais que atuam na ABS aqueles que compõem as equipes de Saúde da Família (eSF) e Equipes de Atenção Básica (eAB) e aqueles que podem fazer parte dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Este minicurso tem o objetivo de esclarecer mais as diretrizes para a implantação do NASF-AB e para organização de seu processo de trabalho, com base em uma relação colaborativa com as equipes de SF vinculadas. O curso tem como público alvo os profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 20 horas.

(5) Processo de trabalho na ABS: organização da atenção (100 vagas): o curso apresenta maneiras de organizar o processo de trabalho em uma equipe de Atenção Básica à Saúde, com base nas necessidades da demanda atendida e ofertando acesso com equidade para a população. O público-alvo são os profissionais de nível médio e superior das equipes de Atenção Básica. O curso tem carga horária de 20 horas.

A inscrição é rápida e fácil

Para efetivar a sua inscrição no minicurso desejado, você deverá entrar no Moodle Telessaúde SC e realizar a sua inscrição. Para mais informações, entre em contato através do telefone (48) 3721-4448 ou do e-mail nucleotelessaudesc@gmail.com. Pessoas já cadastradas no Telessaúde SC realizam a inscrição direto no Moodle Telessaúde SC, confira o passo a passo deste processo aqui.

O número de vagas dos cursos é limitado, por isso programe-se e garanta a sua! E acompanhe nossos canais de comunicação (Facebook e Instagram) para saber mais novidades sobre os minicursos do Telessaúde SC.

Cursos a distância e gratuitos

Os cursos do Telessaúde SC são atividades on-line  de curta duração sobre temas relevantes na área da saúde. O profissional que conclui o curso recebe certificação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Até dezembro de 2018, foram aproximadamente 15 mil alunos certificados nos cursos do Telessaúde SC!

O material didático é elaborado por especialistas no tema, com abordagem voltada para o cotidiano dos serviços de saúde. Os conteúdos são selecionados a partir das necessidades presentes na sua rotina de trabalho. E a metodologia é baseada nos princípios da Educação Permanente em Saúde.

Além disso, os cursos são formados por diferentes objetos de aprendizagem (vídeos, apostilas, apresentações), organizados em unidades ou módulos. Além de possuirmos um ambiente virtual próprio, o Moodle Telessaúde SC, de fácil acesso e com suporte para uso. E o melhor: você contará com acompanhamento de tutores!

Você também terá liberdade para organizar e planejar da melhor forma seus estudos. A carga horária de 15 a 50 horas foi pensada para possibilitar conclusão dos cursos em quatro ou cinco semanas. A qualquer momento, você pode realizar suas atividades online, como ler textos e artigos, assistir aos vídeos, responder aos itens de reforço e de avaliação.

E o outro grande diferencial dos nossos cursos é que o aprendizado não termina com o fim do curso! Em caso de dúvida durante ou após o término dos minicursos, os profissionais são orientados a acessar outros serviços do Telessaúde SC para solucionar as questões.

Nossos minicursos são uma possibilidade de qualificação quando e onde você desejar!

Para mais informações, acesse: https://telessaude.ufsc.br/cursos-telessaude-sc-mar-2019/