Dança (Joinville) e Saúde Mental

10 votos

 

Os Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS) integram a Rede de Atenção Psicossocial, vinculada à Secretaria da Saúde de Joinville, tendo por missão promover a inclusão social de pessoas que enfrentam o sofrimento psíquico e/ou possuem necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Normalmente os usuários chegam à unidade encaminhados pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pelo Serviço Ambulatorial de Psiquiatria (SAPS), ou por demanda espontânea.

Dentre as atividades que o SOIS oferece para seus usuários, estão as oficinas de geração de renda, que incluem pintura em tela, tapeçaria e arte com papéis reciclados, e as oficinas culturais de música, teatro , canto e dança.

Faz mais ou menos cinco anos que a Terapeuta Ocupacional Cristiane Regina Tavares iniciou a oficina de dança de salão com os usuários da unidade. Toda segunda-feira, das 14 às 16h30, o grupo de 12 pessoas se reúne no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (SINSEJ) para as aulas. A oficina não acontece na sede do SOIS por não ter uma sala grande o suficiente para a dança.

No decorrer das oficinas, Cristiane percebeu que os alunos tinham capacidade de desenvolver passos mais elaborados. “Então eu tornei os passos mais complexos e aumentei o tempo das aulas para que eles tivessem mais tempo de aprender”.

“A gente vê uma transformação naqueles que participam da oficina de dança. Eles adquirem autoconfiança e disciplina. A dança também estimula as relações sociais, que em geral ficam bastante comprometidas em pacientes com transtorno mental”, afirma Cristiane.

O grupo de dança realiza algumas apresentações durante o ano, inclusive fora do espaço da unidade… “Quando eles se apresentam nos lares de idosos, por exemplo, como voluntários, interagindo e dançando com os idosos, eles se sentem capazes e muito estimulados. Eles deixam de ser vistos apenas como atendidos pela saúde e passam a ser protagonistas”, completa Cristiane.

Benefícios da Dança:

Neurológicos: melhora da atenção, concentração, memória, raciocínio, equilíbrio, coordenação motora, noção espacial. Também estimula a aprendizagem, ajuda a combater a deterioração cognitiva, previne doenças neurodegenerativas. A dança também provoca a produção de endorfina, serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pelo bem-estar.

Físicos: melhora a resistência, a flexibilidade, a tonificação muscular, a agilidade e também a respiração.

Psicológicos: melhora o humor, alivia tensões de estresse, desenvolve a perseverança, a iniciativa própria, disciplina e autoconfiança. Promove a valorização pessoal, com a percepção de que os usuários são capazes de aprender e executar as atividades. Também promove satisfação e equilíbrio emocional.

Sociais: estimula as relações sociais, a cooperação, a adequação do comportamento e o respeito com o próximo.

Matéria original escrita pela jornalista Patrícia Gaglioti disponível aqui