Democracia e Saúde direcionando os trabalhos da Conferência Municipal em Álvares Machado

21 votos

O Município de Álvares Machado, no interior paulista, organizou uma reflexão com a comunidade local relacionada às políticas de equidade e participação social.

Os Representantes de Bairro, Líderes Religiosos, Trabalhadores da Saúde e toda a Comunidade foram chamados para conversar sobre a experiência de gestão participativa que está ocorrendo no município e os seus resultados para a construção e para a implementação das políticas públicas locais. Os vários Ciclos de Desenvolvimento Humano foram abordados na fala da Secretária de Saúde local que pediu à população presente que desse sugestões para poder melhorar o atendimento à Saúde Individual, Coletiva, nos Processos de Trabalho e na Educação em Saúde para os munícipes.

A UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista) foi colocada como parceira na criação de ambientes saudáveis para Álvares Machado. Uma pergunta feita pela Secretária, na Conferência Municipal de Saúde, foi a seguinte: Pode a saúde se tornar um espaço de construção de cidadania que contribua com a redução das desigualdades sociais?
A tônica da Equidade esteve muito presente nesse questionamento da Secretária.

Outra questão trazida à baila pela Secretária esteve relacionada ao seguinte questionamento: Os limites do Estado brasileiro podem ser impeditivos para o desenvolvimento de uma gestão participativa, na qual os movimentos sociais deveriam estar aptos, de fato, a opinar e participar sem perder sua autonomia?

A partir desses questionamentos os presentes se dividiram em pequenos grupos, dirigidos por Profissionais de Saúde que atuam no município com foco nos Princípios do SUS, no Financiamento do Sistema Único e na Participação Popular em Saúde.

Após participarem dos pequenos grupos, os cidadãos voltaram a se reunir em plenária para um fechamento com foco na criação de ambientes saudáveis para a cidade.  Os munícipes consideraram como positiva sua participação na Conferência Municipal de Saúde.

 

Referência:
Estado e políticas de equidade em saúde: democracia participativa? Disponivel em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.scielo.br/scielo.php%3Fpid%3DS0103-11042016000500049%26script%3Dsci_abstract%26tlng%3Dpt&ved=2ahUKEwiV-JGj1JvhAhVoIbkGHQ8hBtsQFjAHegQIChAB&usg=AOvVaw3G7vxaZK_yoixddUmQolN0 Acesso em 23 03 2019 às 18h 23min.