Chá de DEZ (aniversário) da Rede Humaniza SUS

12 votos

No primeiro semestre de 2013 participei, sem lograr êxito  daquele concurso de vídeos comemorativos aos 10 anos da PNH.

No segundo semestre de 2013, conheci a Sabrina Ferigato na Comunidade de Práticas, quando fazia um relato de experiência por lá. Fui convidado então a conhecer a Rede Humaniza SUS e compartilhar alguma postagem também neste espaço.

Nesse mesmo tempo minha vida estava muito agitada, me desaposentei, mudei de cidade e assumi uma vaga em um concurso público numa escola do governo federal.

Em 2014  estive na IV Mostra de Atenção Básica e Saúde da Família na Mesa dos Blogueiros em Rede, dentro da Tenda CiberespaSUS.

Naquele mesmo ano virei vilão ao reclamar sobre postagens com propaganda eleitoral feitas pela equipe da RHS ao que fui considerado alguém que vive com 05 pedras na mão, á espera de um deslize da outra parte.

Então briguei com algumas pessoas desta rede,  com o objetivo de extravasar o sentimento de frustração pedi para que este meu primeiro Blog fosse apagado.

Mas não foi ao todo, só perdi algumas postagens que apaguei manualmente, algumas amizades foram reconstruídas e outras bloqueadas de forma permanente na vida e na outra rede social.

Ciente de que com todo esse histórico não seria nunca mais convidado pra nada, aproveitei a oportunidade das interações pela internet para enviar perguntas ao programa ESPASUS da TVT.

Contribuí para o debate, mas ainda uma pergunta ficou pendente: Quais estratégias serão utilizadas para que a PNH não enfraqueça ou se perca por possíveis mudanças no Governo Federal?  (Afinal 2018 é um  ano eleitoral!!!)

Com a mudança de estratégia dos apoiadores em território muita gente usou a RHS para se perguntar se este  era o fim da PNH?

Também participei de forma no mínimo corajosa ( sem ser Jornalista) daquela escolha do novo comunicador da RHS.

A participação/ premiação em eventos do Ministério da Saúde/OPAS e CNS não trouxe incentivos para a melhora ou continuidade do meu projeto mais conhecido a Folha de Lírio: O Jornal Virtual da Saúde Mental e isso causa uma grande frustração.

Atualmente  o CAPS III Dê-Lírios 24 horas em Joinville, passou por mudanças e sua Coordenação está nas mãos de uma profissional cuja indicação é proveniente da Gestão PMDB, cujo sinônimo é “destruição”.

Mas o que a Rede HumanizaSUS me trouxe? E o que me faz ficar dentro dela…

A amizade de algumas pessoas especiais como a Cristine Nobre Leite com quem converso mais frequentemente e que tive a grande satisfação de rever ano passado na

 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde.

Por fim recentemente tive um trabalho aprovado em um Laboratório de Inovação em Educação na Saúde da OPAS, mas essa é outra história que talvez eu conte depois…

Feliz Dez aniversário a todos nós da RHS!

#RHS10ANOS

#SUS PIRE

#SUS PENSE

#SUSCONECTA