Disciplina Humanização da Saúde no Mestrado Profissional – finalizando essa etapa

15votos

No dia 13 de julho, em plena sexta-feira, encerramos a disciplina Humanização da Saúde, ofertada no Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Dia de comemorarmos nossos bons encontros e produção de bons afetos, dia de muita sorte por termos compartilhado trajetórias, histórias, sonhos, ideais e práticas produzindo democracia, cidadania, vida.

Foi coordenada por mim e pela professora Cristina Camelo Azevedo, a qual trouxe excelentes contribuições.

A turma foi composta por profissionais de diferentes categorias e que atuam em diversos espaços de ensino, gestão e atenção do SUS/para o SUS em Alagoas. Na foto, infelizmente, não está todo mundo… mas quem acompanhou as postagens na RHS pode ver a turma em diferentes momentos.

Tal como expusemos no post feito ao início da disciplina http://redehumanizasus.net/disciplina-humanizacao-da-saude-no-mestrado-profissional-da-ufal/, não nos restringimos a trabalhar a formação em humanização em saúde, mas mantivemos o desafio de produzir a humanização na formação em saúde. Foram momentos instigantes, de grandes aprendizados, onde o planejamento avaliativo foi sendo também colocado em prática, ou seja, constantemente dialogávamos e fazíamos os ajustes necessários para trabalhar o que havíamos proposto em cada encontro.

Rodas utilizadas como método para inclusão e negociação das diferenças, falas emocionadas de descobertas, encantamentos e reencantamentos com o SUS e com o ensino na saúde. Tudo isso e muito mais foram as tônicas desse semestre que se findou. Semestre que vem tem mais rsrsrs.