Documentário sobre delegados da 15ª CNS e livro do projeto Saúde Amanhã serão lançados dia 13/12

5votos

No próximo dia 13 de dezembro, a Editora Fiocruz fará o lançamento coletivo de nove obras, entre publicações e um dvd. Duas obras se destacam por envolverem pesquisadores do Icict. A primeira é a publicação “Brasil Saúde Amanhã: dimensões para o planejamento da atenção à saúde”, que tem entre seus organizadores, José Noronha, pesquisador do Laboratório de Informação e Saúde (LIS)/Icict. Além de Noronha, os outros organizadores são: Luciana Dias de Limam, Adolfo Horácio Chorny, Mario Roberto Dal Poz e Paulo Gadelha. O livro é resultado dos estudos feitos pelo projeto Saúde Amanhã, cuja a coordenação executiva é de Noronha e de Telma Ruth Pereira, e reúne “trabalhos desenvolvidos sobre os temas relacionados às projeções do perfil epidemiológico do país e a organização e gestão dos serviços de saúde, com o objetivo de apoiar o planejamento e a prospecção estratégica do sistema de saúde em âmbito nacional”.

Outro lançamento será o do dvd “O que nos move”, do Selo Fiocruz Vídeo, dirigido pela jornalista e documentarista Daniela Muzi, da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. O documentário de 62 minutos traz a participação de três personagens – Eronides, 33 anos, carioca, militante pelos direitos das pessoas com anemia falciforme; Michely, 29 anos, paranaense, ativista pelos direitos da população negra e Carlivan, 30 anos, maranhense, que luta pelos diretos das pessoas com deficiência – durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília no ano de 2015.

O documentário mostra a participação desses delegados nas grandes audiências e grupos de trabalho, as conversas durante o almoço, as andanças pelso corredores, a coleta de assinaturas para uma moção, o fim do dia de trabalho.

O lançamento coletivo da Editora Fiocruz será na quarta-feira, (13/12), a partir das 18h, no Viva Rio, que fica na Rua do Russel, 76, na Glória (em frente à estação Glória do Metrô Rio – saída B, no Outeiro da Glória), no Rio de Janeiro (RJ).

Saiba mais sobre o documentário “O que nos move”, clicando aqui e veja o trailler do vídeo aqui