Educação em Saúde na sala de espera de uma ESF em Presidente Prudente

8 votos

Na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (FAMEPP) da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a matéria Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP), inserida do 1º  ao 5º  termo do curso, tem como finalidade proporcionar aos estudantes conhecimentos teórico e prático na Atenção Primária, e inserção ao Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na compreensão ética, social e humanitária.

Como estudante do 2º  termo, frequento a Estratégia de Saúde da Família Mariana Silva, afim de alcançar os intuitos da matéria. Sabendo da importância da educação em saúde, que visa, através de ações e práticas, veicular novos conhecimentos a população,  evidenciando mudanças de comportamentos e atitudes favoráveis a promoção de saúde, desenvolvemos uma atividade com gestantes e pais presentes na sala de espera da ESF, a qual ensinamo-los manobras de desengasgo em bebês, no caso de asfixia por aspiração de corpo estranho.

Assim, poder desfrutar da metodologia ativa com contato direto com os pacientes e realizar atividades como essa, torna cada passo dessa caminhada mais gratificante e valoroso. Quando ensinamos, aprendemos duas vezes, e tratando-se de educação em saúde, salvamos vidas. Dessa forma, a disseminação dessa prática torna-se imprescindível para o aprendizado dos alunos e bem da população.