Em Joinville, Núcleo de Luta Antimanicomial Nise da Silveira retorna em 2018

6 votos

A luta por uma sociedade sem manicômios, em defesa de um sistema de saúde universal e gratuito e em apoio à Rede de Atenção Psicossocial, volta a ganhar força. Em 2018 as atividades do Núcleo de Luta Antimanicomial Nise da Silveira retornam com os debates/iniciativas/intervenções. 

O Núcleo teve papel importante na aprovação da Lei 6.246/08 que estabeleceu a Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental. Outra iniciativa de destaque do Núcleo, foi a criação do CurtaLoucura, intervenção em parceria com serviços e universidade com o objetivo de aproximar a sociedade dos serviços em saúde mental, assim como a desmistificação da loucura. 

O Núcleo de Luta Antimanicomial Nise da Silveira é um movimento reivindicativo, formado por profissionais dos serviços em saúde mental, usuários e familiares e sociedade. A importância do retorno do Núcleo é vista como essencial em tempos de cortes e desmontes das políticas públicas em saúde mental e as inadmissíveis propostas de retorno das instituições psiquiátricas. 

Ressalta-se também a importância do debate quanto aos preconceitos lançados às pessoas em sofrimento psíquico, englobando-se casos de depressão, bullying, ansiedade e a extrema importância do debate responsável e profissional relacionado ao suicídio. 

O Núcleo de Saúde Mental e Luta Antimanicomial de Joinville é um movimento social que congrega aqueles que acreditam num outro modo de lidar com o sofrimento psíquico, com a loucura. Assim se reúnem usuários, familiares, técnicos, estudantes, simpatizantes e movimentos populares a fim de se (in)formarem, para a troca de ideias, proposta de trabalhos e intervenções e acompanhar a Política Municipal de Saúde Mental. Também é um lugar de construção de laços sociais entre aqueles que lutam Por uma Sociedade sem Manicômios e buscam a ampliação de espaços de saúde e socioculturais que acolham a diversidade.

 

Tem interesse em atuar junto ao Núcleo?

Entre em contato! (nisedasilveira.nucleo@gmail.com)

A Luta Antimanicomial continua! 

Obrigado!