Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro! Agosto Dourado 2019

6 votos

Agosto Dourado” é uma campanha que incentiva e valoriza ações de apoio à amamentação no Brasil. Este ano (2019) teve como slogan a frase: Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!

O objetivo deste movimento “é conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade. Esta ação é realizada juntamente com a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), de 1º a 7 de agosto. A SMAM é promovida anualmente pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países. ” https://portal.fiocruz.br/noticia/agosto-dourado-campanha-para-empoderar-familias-e-incentivar-amamentacao

No Médio Vale do Itajaí, região de Santa Catarina, o Comitê de Aleitamento Materno, coletivo que já vem praticando estas ações desde 26 11 2002, estimulou as ações nos 15 municípios da região, incluindo Luiz Alves. Cada município planejou suas iniciativas e definiu seu calendário dentro do mês de Agosto. Houve um importante apoio entre os membros do comitê havendo a participação e troca de experiências entre os mesmos.

Luiz Alves SC:

Luiz Alves, no que se refere à saúde pública, é um município que tem dedicado bastante atenção as questões relacionadas a gestação e amamentação.

Tem inclusive levado o tema a população em geral através de uma página nas redes sociais chamada: Amamenta Luiz Alves.

https://www.facebook.com/AmamentaLuizAlves/

Então para o Agosto Dourado as atividades foram previamente divulgadas nas redes sociais para chamar as usuárias do SUS e suas famílias para estes encontros.

Além da já tradicional decoração dourada das unidades de saúde, em murais e portas, Luiz Alves realizou seu segundo Mamaço na tarde do dia 29 08 2019 que contou com a participação de aproximadamente 50 mães amamentando e gestantes. Na programação além do Mamaço em si, houve roda de conversa sobre o tema, ultrassom natural, apresentação de vídeos sobre o tema das atividades diárias na gestão e puerpério na cidade, cantinho da foto das mamães com seus bebês, um grande picnic em família e sorteio de brindes para alegrar o encontro.

Também foram realizadas ações durante todo o mês nas diversas unidades de saúde onde há atendimento do profissional pediatra, fazendo um momento de conversa informativa sobre a amamentação em sala de espera. Participaram também desta iniciativa outros profissionais da equipe como odontólogo e fonoaudióloga, enfermeira, nutricionista e psicóloga.

https://www.facebook.com/search/top/?q=Prefeitura%20de%20Luiz%20Alves%20mama%C3%A7o&epa=SEARCH_BOX

Outra atividade que merece destaque foi a capacitação sobre aleitamento materno, incluindo o manejo na amamentação, realizada pela equipe do NASF com os/as agentes comunitários/as de saúde.

Benedito Novo SC

Agosto é o mês alusivo a campanhas que incentiva e valoriza ações de apoio à amamentação o chamado “AGOSTO DOURADO” e o Município de Benedito Novo não poderia ficar de fora. Tivemos no dia 07/08/2019 o 3°Mamaço na Praça que contou com a presença de mães e familiares, com uma linda roda de conversa com a presença da Dra. Fernanda Lúcia Cardoso Silva – Médica; – Jéssica Nasato – Nutricionista- Camila Feijó Tormes – Dentista; – Gislaine Rosa – Representante do Comitê de Aleitamento Materno do Vale do Itajaí; também tivemos sorteio de brindes um delicioso lanche.

O evento foi divulgado nas redes sociais:

https://m.facebook.com/media/set/?set=a.2816901158380730&type=3

https://www.facebook.com/678772298860304/posts/2816901301714049/

Além disso, foi noticiado pela imprensa local:

https://www.beneditonovo.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/572084/codMapaItem/19976

O Município vem cada vez mais buscando favorecer o aleitamento materno a fim de garantir a saúde de suas crianças, não só em ações que se referem a secretaria de saúde propriamente dita como também na secretaria de educação, em especial nas creches do município.

No último dia 22/08/2019, participaram do Seminário Microrregional de Aleitamento Materno 2019, em Timbó, a nutricionista Jéssica Nasato Beber e a Técnica em Enfermagem e Representante do Município de Benedito Novo no Comitê de Aleitamento Materno no Médio Vale do Itajaí Gislaine Rosa.

Neste dia ambas participaram da mesa redonda onde falaram sobre como é o incentivo do aleitamento em Benedito Novo, também sobre a implantação do Projeto “Leite Materno na Creche”, sobre a elaboração do Folder que está sendo entregue para as mães trabalhadoras que amamentam, também de capacitações que estão sendo desenvolvidas nas creches para professoras e merendeiras, para o recebimento, armazenamento e a oferta do leite humano.

Apiúna SC

O Município de Apiúna proporcionou no mês de Agosto, incentivo ao aleitamento materno. A já tradicional Roda Materna contou com a participação da enfermeira voluntária Leila Grabowski, do Hospital Waldomiro Colautti de Ibirama SC. Durante o evento foi tratado de todo benefício do aleitamento materno para bebês e mães. Além disso, aconteceu o 2º MAMAÇO, tendo como uma das principais atividades uma roda de conversa com os profissionais do Nasf do município, os agentes comunitários e a comunidade em geral. O evento aconteceu no parque Aquidabã em uma tarde ensolarada da última sexta-feira, 29, alguns profissionais da saúde e mamães com seus bebês para que pudessem compartilhar suas experiências e apreciarem uma agradável apresentação instrumental de professores cedidos pela Escola Victória Cerutti Petters!

Todo evento contou com apoio dos seguintes profissionais: Técnica de Enfermagem Raquel Maximiano, Fonoaudióloga Luceia Meier Gochinski Dziedricki, Nutricionista Bárbara Weiser Martins, Assistente Social Verônica Nunes Castaño, Psicólogo Renann M. Sandri.

Pomerode SC

Os movimentos em favor do aleitamento materno este ano em Pomerode iniciaram com a já tradicional campanha publicitária em outdoors pela cidade. Este ano a mensagem Empoderar pai e mãe e favorecer a amamentação foi também transmitida pela imagem escolhida para a campanha: uma família da cidade que vivenciou recentemente movimentos solidários para vivenciarem a experiência da amamentação. Tanto pai, avó e outros membros da família se desdobraram na função de apoiar a nutriz a cumprir este propósito de amamentação mesmo tendo retornado ao trabalho muito cedo após o parto. E deu certo! A família conseguiu possibilitar o êxito desta experiência.

Em seguida aconteceu a terceira edição do Mamaço no município. Desta vez a aposta foi na confraternização das famílias participantes, com atividades de música, decoração da praça e um picnic coletivo. Além de um esforço coletivo de toda a equipe de profissionais do NASF, o evento contou a importante parceria da Doula Elisângela Meier. Todos os participantes já fazem planos para ampliação do movimento para o próximo ano.

https://www.pomerode.sc.gov.br/noticia/12673/www.dmsystem.com.br

Botuverá SC

Este ano Botuverá organizou uma roda de conversa sobre amamentação e oficina de shantala para os bebês. O evento aconteceu na UBS Ribeirão do Ouro no dia 14/08.

Já no dia 28/08 aconteceu um curso de manejo para funcionários da saúde, educação e CRAS do município. O curso foi realizado pela Enfermeira, Sheila das Neves Martins, da Rede Amamenta da Secretaria Municipal de Brusque, serviço em que é realizado o posto de coleta e armazenamento de leite materno humano para mães que desejam doar e demais orientações às mães com dificuldades em amamentar. Durante a capacitação foram abordados temas relacionadas a importância ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses, tanto para os bebês quanto às mães, a relevância de uma rede de apoio para o sucesso da amamentação, uso de acessórios para amamentar, bem como, principais intercorrências clínicas, patológicas e emocionais que podem surgir durante esse período e quais as possíveis formas e técnicas de auxílio às mães e familiares.

http://www.botuvera.sc.gov.br/capacitacao-em-promocao-e-manejo-clinico-do-aleitamento-materno/?fbclid=IwAR3GqjkGb8D1jf-TvJ4wUoLyq4CEWu4Crj7IfTHh0u776Jq4422q0guO8_Y

Gaspar SC

“A Praça Getúlio Vargas foi palco para demonstração de muito amor e carinho durante o 3º Mamaço Municipal. O evento aconteceu na última semana e encerrou o “Agosto Dourado”, mês que incentiva e celebra o aleitamento materno. Cerca de vinte mães com seus bebês participaram do evento.   Além da exposição fotográfica com imagens de mães e bebês do município, que enfeitou o local, o ponto alto do evento foi a roda de conversa. Conduzido pelos profissionais do Centro Especializado de Saúde da Mulher e da Criança, pediatra André Henrique Silva de Souza, enfermeira Angela Dall-Agnol e a fonoaudióloga Lorena Zimmermann, e profissionais da maternidade do Hospital de Gaspar, a enfermeira Francislene Trindade Moura e a técnica em enfermagem Thais Regina da Silva, o bate papo também contou com a participação de profissionais da Atenção Primária em Saúde e comunidade em geral. Um sorteio de brindes, doados pela loja Amor Maior, foi realizado com as mães que participaram do evento. ”

O Programa Amanhecer, lançado pela Secretaria de Saúde de Gaspar em outubro de 2018, tem como um de seus objetivos a redução da mortalidade infantil, e vê no aleitamento materno um grande aliado.

https://www.gaspar.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/20033/codNoticia/570301

Brusque SC

“A cidade de Brusque sediou na terça-feira 03 /08/2019 no auditório da Uniasselvi, a 3ª edição do Fórum Perinatal da Rede Cegonha do Médio Vale do Itajaí, evento que reuniu mais de 150 profissionais de toda a região. O encontro foi elaborado pelo grupo condutor regional da rede Cegonha abrangendo 14 municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e contou com a participação de representantes do Ministério e Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo foi atualizar os profissionais em relação aos protocolos de pré-natal e de puericultura, visando atender as demandas nacionais, além de troca de conhecimentos entres as cidades.” https://portal.brusque.sc.gov.br/audios/forum-perinatal-realizado-em-brusque-com-profissionais-da-regiao-da-ammvi-discutiu-acoes-para-ampliar-o-atendimento-da-rede-cegonha/

Além disso, realizou se uma oficina na Clínica de Terapia Integrada da Criança Uni Duni Tê em parceria com Amamenta Brusque, onde as doadoras de leite humano. Oficinas foram realizadas todas as segundas-feiras de agosto com temas voltados à amamentação e à saúde da criança, com ênfase nos primeiros dias após o parto.

Dentre as várias atividades realizadas incluem-se decoração das UBS com balões dourados, oficinas voltadas a amamentação, oficinas sobre o uso do sling e de bolsas de sementes (acalentador de cólicas intestinais do bebê). Cada UBS teve sua própria programação voltada ao incentivo ao aleitamento materno, rodas de conversa, atividades de sala de espera, etc.

https://omunicipio.com.br/clinica-uni-duni-te-realiza-oficinas-voltadas-aos-recem-nascidos-em-brusque/

http://www.apaebrusque.org.br/noticias.php?fbclid=IwAR0JQQ8fNHM5UA1_04BT1yWqWgjEpVSU_4I-s_ijvTP7HZx1SaEOJk6KCM0

Hospital Azambuja de Brusque SC

A maternidade do Hospital Arquidiocesano Consul Carlos Renaux vem desenvolvendo, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Brusque, o projeto Primeiro Abraço, que visa promover ações de saúde para a mãe e bebê já na maternidade. Além dos primeiros cuidados de saúde, incentivo ao aleitamento materno e acompanhamento de mãe e bebê. Também é um dos objetivos do programa ampliar o acesso aos serviços ofertados tendo em vista a promoção de saúde e prevenção de doenças para estes usuários e favorecer os vínculos das famílias em suas respectivas UBS.

Rodeio SC

O município de Rodeio realizou este amo mais um AMAmando, é um evento que já está na segunda edição e que ocorreu na praça principal, próximo ao Centro Cultural do município.

O evento contou com grande participação da população em geral, onde as mães receberam orientações sobre o aleitamento materno cm o foco na manutenção do aleitamento exclusivo até os 06 meses, mesmo após a volta as atividades de trabalho.

Guabiruba SC

Este ano Guabiruba focou suas atividades do Agosto Dourado a decoração das UBS com balões dourados e divulgação de materiais informativos, roda de conversa com as doadoras de leite ao banco de leite e também com as gestantes para o incentivo ao aleitamento materno.

Timbó SC

A Secretaria Municipal de Saúde empenhou se em realizar várias atividades neste Agosto Dourado.  A divulgação sobre o tema do Aleitamento materno iniciou através da já tradicional campanha de marketing com outdoors espalhados pela cidade com o tema deste ano: Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!

Em 08 08 2019 aconteceu uma Roda de Amamentação na Praça principal da cidade. As UBS realizaram um movimento de acordo com as atividades planejadas pelas equipes de saúde: decoração da unidade, rodas de conversa com gestantes e nutrizes e material informativo em murais, etc.

Além disso, o município sediou o Seminário Microrregional sobre Aleitamento Materno que ocorreu na Câmara de Vereadores, que aconteceu no dia 22 08 2019 juntamente com as secretarias Municipais de saúde de Pomerode, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Blumenau.

“No Seminário também estiveram presentes as profissionais do Banco de Leite de Blumenau, Elizabeth Kuehn Souza, que palestrou sobre a Ciência do Início da Vida, e Goretti Dassoler, bioquímica que falou sobre a Nbcal. Legislação que proíbe a propaganda enganosa de alimentos para bebês. Já o professor de Pediatria da FURB, o médico Tarcísio Arcoverde, falou do desafio que é para o profissional de saúde manter o bebê no aleitamento materno. ” https://www.timbo.sc.gov.br/saude/2019/seminario-de-aleitamento-materno-de-timbo-envolve-profissionais-da-saude-e-educacao/

O evento teve repercussão na imprensa local, ampliando assim a divulgação sobre o tema:

https://www.timbonet.com.br/seminario-de-aleitamento-materno-de-timbo-envolve-profissionais-da-saude-e-educacao/

http://www.jornaldomediovale.com.br/on-line/sa%C3%BAde/desafio-da-amamenta%C3%A7%C3%A3o-1.2164116

Ainda para completar a extensa programação a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o Curso de Manejo de Aleitamento Materno voltado a profissionais de saúde para que estejam qualificados a apoiar as famílias durante este período e até já na gestação dos bebês. O curso, que teve início dia 23 de agosto e vai até 27 de setembro, com 20 horas de duração, aconteceu todas as sextas-feiras, na Unidade de Saúde do bairro Capitais.  Contou também com a participação de inscritos de outros municípios do Médio Vale do Itajaí, em especial de Luiz Alves em grande número. https://www.timbo.sc.gov.br/saude/2019/secretaria-da-saude-de-timbo-promove-curso-de-manejo-clinico-de-aleitamento-materno-para-profissionais-da-cidade-e-regiao/

Rio dos Cedros SC

A Secretária de Saúde através das enfermeiras Lidiane J. C. Gaulke e Janete K. Longo – membros do Comitê Regional de Aleitamento Materno, realizaram duas ações alusivas ao Agosto Dourado e a Semana Mundial de Aleitamento Materno que ocorre na primeira semana de agosto. No dia 08/08 ocorreu a Roda de amamentação, para que as mães que amamentam e as gestantes pudessem trocar experiências, vivências e amamentar juntas; e a conversa com a psicóloga Marisane Hoffmann sobre o tema Solidão Materna. O objetivo desta atividade foi a conscientização sobre a necessidade de cuidados a mãe no puerpério para redução da ocorrência de depressão pós-parto.

E no dia 09/08, a enfermeira Lidiane desenvolveu uma atividade com os colaboradores da Secretaria de Saúde, levantando o mesmo tema, com o objetivo de sensibilizar e trazer um novo olhar, mais acolhedor, a mulher-mãe no período pós-parto.

Blumenau SC

A Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau realizou o XIII Seminário Regional de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí no dia 14 de agosto, no auditório da Escola Técnica de Saúde do SUS (Etsus Blumenau).

https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/secretaria-de-saude/semus/banco-de-leite-de-blumenau-promove-seminaario-regional-de-aleitamento60

http://www.oblumenauense.com.br/banco-de-leite-de-blumenau-promove-seminario-regional-de-aleitamento/

https://www.blumenau.sc.gov.br/governo/secretaria-de-saude/pagina/banco-leite-semus

Além deste importante evento a coordenadora do Banco de Leite humano realizou palestras sobre o tema para os vereadores do município, bem como aos jovens que fazem parte do programa de vereadores mirins.

Outra importante atividade foi a roda de conversa sobre aleitamento materno junto com os participantes do programa menores aprendizes da prefeitura de Blumenau.

Hospital Santo Antônio (HSA) Blumenau

O Hospital Santo Antônio realizou um movimento em favor do aleitamento materno através das telefonistas da unidade. As profissionais tiveram a missão de falar, nos microfones internos de tempos em tempos, frases que alertavam para a importância do aleitamento materno e suas vantagens na saúde de mães e bebês.

Também realizaram o 1º Mamaço interno promovido pela CIAM (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno) e a Comissão de Aleitamento Materno do hospital no dia 06/08/2019. Os participantes foram as mães e gestantes internadas no Alojamento Conjunto, UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal), Pediatria. Funcionárias que já são mães deram depoimentos sobre suas experiências no Aleitamento Materno.  Houve entrega de diploma de amamentação para as mulheres que estão seguindo com este propósito. Todas as unidades tiveram seus murais organizados para este tema, além da tradicional decoração com o dourado.

Outra ação importante no período foi curso de manejo clínico e promoção do aleitamento materno para os trabalhadores do hospital.

A instituição também realizou a edição de um vídeo institucional com o tema da amamentação e divulgou também em sua página na Web.

https://www.facebook.com/hsablumenau/videos/2368764996537414/

Também realizou uma nova turma do Curso de Gestantes nos dias 27 e 28 de agosto sobre cuidados com o recém-nascido, além de uma visita ao centro obstétrico.

Hospital Santa Catarina em Blumenau SC (HSC)

No HSC os profissionais de saúde realizaram a já tradicional decoração na UTI-NEOPED e Materno Infantil e também um treinamento sobre Aleitamento Materno para a equipe assistencial das diversas unidades hospitalares que envolvem os cuidados de gestantes, puérperas e bebês.

https://www.facebook.com/hscblumenau/photos/a.115542051862911/2434843419932751/?type=3&theater

O que dizer a final deste post? Ano que vem tem mais!