Encontro Regional equipes NASF Caetés/PA

5votos

Aconteceu no último dia 10 o Encontro Regional das equipes NASF da Região Rio Caetés/Pará.
O evento, que já está na sua 4ª Edição, é uma estratégia da Divisão Técnica do 4º Centro Regional da Secretária de Saúde do Estado do Pará para a mobilização, sensibilização e qualificação das equipes para qualificação dos atendimentos realizados nos municípios de sua área abrangência.
O encontro contou com uma extensa programação, abordando:
Avaliação das atividades realizadas em 2017;
A nova dinâmica das Equipes NASF-AB, regulamentadas pela Portaria MS nº 2.436 (de 21.09.17);
Instrumentos de Intervenção da equipe NASF (em atendimentos individuais, atividades coletivos compartilhadas);
Registro de Produção – entendendo os formulários do E-SUS; e
Apresentação de experiências exitosas pelas equipes municipais.
Foi um momento enriquecedor para todos, com relatos e trocas de experiências, elucidação de dúvidas e fortalecimento da rede. Estiveram presentes representantes das equipes NASF de 14 municípios (Augusto Correa, Bonito, Bragança, Capanema, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Ourém, São João de Pirabas, Santa Luzia, Salinópolis, Santarém Novo e Tracuateua), das mais diversas categorias, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, além de coordenadores da Atenção Básica e um gestor da saúde (do município de Primavera).
Fomentar esse Encontro objetiva conhecer a realidade de cada equipe, suas possibilidades e limites, bem como o compartilhamento de conhecimento, de experiências que estão dando certo e levando qualidade de vida para a população. Visa também levar conhecimento e qualificação aos profissionais. Valorizar as iniciativas das equipes que buscam a transformação da realidade de seus usuários. Bem como, contribuir com a formação de trabalhadores da Saúde propositivos e comprometidos com um SUS humanizado e resolutivo. Essa é a nossa missão!