Era uma vez um Festival Gastronômico no SUS

9 votos

Faz tempo que já deveríamos ter compartilhado nesta rede este importante acontecimento, mas nunca é tarde para relatos de momentos felizes e experiências exitosas.

A partir do Projeto de construção da linha de cuidado de pessoas com sobrepeso e obesidade no Médio Vale do Itajaí surgiu um Grupo de trabalho (GT) de Nutrição na região. Profissionais de NASF e os nutricionistas se reuniram inicialmente para realizar um diagnóstico situacional sobre o tema, bem como mapear recursos, identificar a rede e fluxos.

Dentro deste projeto surgiu a necessidade de valorizar experiências vividas em grupos de educação nutricional e culinária já existentes, bem como promover novas atividades que fossem realizadas pelos grupos locais para promoção de saúde na área de nutrição. Assim surgiu a ideia do Festival Gastronômico Na Cozinha com o SUS.

Durante o ano até a data comemorativa do dia do Nutricionista 31 08 2017 os grupos foram sendo informados das regras para participação, bem como estimulados a participarem com suas vivências tanto na área de nutrição propriamente dita quanto na área de saúde mental.

Na Cozinha com o SUS! Festival Gastronômico dia 31 08 2017 No Médio Vale SC

E assim aconteceu o encontro… chegaram os grupos, suas receitas preparadas e muita alegria em compartilhar com os demais.

Trabalhadores de saúde, usuários e gestores reunidos para promoção de saúde e construção de uma ação coletiva de nutrição e saúde mental.

Foi lindo! Mesa farta, muita alegria.

https://flic.kr/s/aHsm4LMxMF

Cada grupo apresentou sua receitas, sua experiência vivida com o grupo, muito mais que resultados efetivos de superação de sobrepeso e obesidade, mas  espaços de encontro em torna da mesa, aprendizados mútuos e promoção de saúde.

Depois de apresentadas as receitas, e devidamente fotografadas para que depois possam compor um livro de receitas, que será editado e servirá de material de apoio para os futuros trabalhos nesta mesma linha, foi a hora tão esperada: degustar as receitas. Todas fora elogiadas e quase nem sobrou nada … apenas esta linda história pra contar.

Conheça também a versão preliminar do livro de receitas:

https://drive.google.com/drive/folders/0B_p3otJALhc2aE43UEVlU0F6d2c