Escola Popular de Saúde do Morro Azul

9votos

EPS Morro Azul… Al Mare

Segundo a Organização Mundial de Saúde,o conceito de saúde consiste “no completo bem-estar físico, psíquico e social”, que devem ocorrer conjuntamente, e não apenas a ausência de doença.Podemos também dizer que melhores condições económicas, ambientais, habitacionais e educacionais comporiam esse conceito biopsicossocial de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro,pelo Núcleo de cultura, ciência e Saúde, trabalhando com essa conceituação, através da Escola Popular de Saúde do Morro Azul e seus Agentes Culturais de Saúde, desenvolvem ações na comunidade do Morro Azul, no bairro do Flamengo(R.J.) e outros territórios, na promoção da saúde dessas populações.

Foi assim que, numa parceria com a Escolinha de Futebol do Fusaca da Comunidade do Morro Azul e a Escola Popular de Saúde do Morro Azul, realizaram uma atividade inesquecível para a garotada participante e todos que tiveram o prazer de vivenciar essa experiência.

A atividade foi um passeio de barco pela linda Baía da Guanabara, saindo do Forte da Urca e passando pela orla marítima até a Praia do Flamengo, terminando com um delicioso mergulho na Praia Vermelha.

A alegria da criançada era contagiante, desfrutando de um passeio que ficará em suas memórias. Conheceram um pouco mais da cidade onde moram, de referências históricas ligadas a essa paisagem e sentiram-se com a auto-estima lá no alto por estarem participando desse lazer.

As mães dessas crianças ficaram muito felizes de verem seus filhos podendo ver um mundo melhor. Longe do cotidiano de limitações e muitas vezes, violência.. A população desses territórios, às vezes, não conhecem muita coisa além de suas comunidades.

Foi um dia maravilhoso para todos nós. A certeza de que, mesmo com as dificuldades, seguimos promovendo saúde e cidadania. Com criatividade e parcerias vamos tecendo a rede de cultura, ciência e saúde que acreditamos, seguindo nosso mestre Paulo Freire.

“Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos“

Paulo Freire

Agentes Culturais de Saúde: Aldecir Costa, Vera Lembo e Ana Maria Oliveira

Escolinha de Futebol do Fusaca: Rafael Bandler e Ademir(Dedê)

Fotos do Passeio Cultural: