Estratégias para enfrentamento do absenteísmo nas consultas e tratamento

7 votos

Imagem retirada da internet

Como todos sabem, a Rede HumanizaSUS disponibiliza na sua plataforma a ferramenta CONTATO, que é um canal para dúvidas, esclarecimentos, ajuda para postar ou fazer perguntas sobre uso da rede.

Recentemente, recebemos de um usuário da rede, um pedido de sugestão de ações para o enfrentamento do absenteísmo numa Unidade Básica de Saúde onde trabalha. O absenteísmo nas unidades de saúde é muito mais frequente do que se possa imaginar, e existe um grande interesse dos profissionais envolvidos  em buscar ações/estratégias para superação do problema.

Com o propósito de ajuda, fizemos uma pesquisa na internet e encontramos alguns textos e relatos de experiências que abordam o tema, e decidimos compartilhar:

O link abaixo traz um artigo técnico com um plano de ação implantado em um Hospital Universitário, na cidade de Niterói-RJ, visando diminuir o índice de absenteísmo de pacientes agendados para consultas ambulatoriais.

https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos17/14825144.pdf

Este outro traz uma experiência da redução do absenteísmo às consultas das ações da odontologia no programa saúde na escola em São Joaquim de Bicas.

http://www.ideiasus.fiocruz.br/portal/index.php/atencao-especializada/1955-reducao-do-absenteismo-as-consultas-das-acoes-da-odontologia-no-programa-saude-na-escola-em-sao-joaquim-de-bicas

Este trata-se de um estudo sobre o Absenteísmo em consultas especializadas numa unidade básica de saúde da família.

https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/20922

Compartilho também uma pesquisa-ação com estratégias para o enfrentamento do absenteísmo em consultas odontológicas nas Unidades de Saúde da Família do município de Piracicaba/SP.

https://www.scielosp.org/pdf/csc/2015.v20n2/449-460/pt

Na rede, existe algumas postagens que também trazem o tema do absenteísmo.

http://redehumanizasus.net/absentismo-nas-consultas-de-especialidades-do-sus-um-desafio-a-gestao/

http://redehumanizasus.net/88794-motivos-do-absenteismo-e-com-isso-desperdicio-do-dinheiro-publico-e-prejudicando-a-saude-de-todos-vamos-mudar-isso/

Ficam as dicas para quem vivencia o problema na sua unidade de saúde!