Estudantes do curso de Medicina realizam ações de Promoção da Saúde Escolar

7votos

“O Programa Saúde na Escola (PSE) preconiza que crianças, adolescentes e jovens escolares tenham acesso, pelo menos uma vez por ano, preferencialmente nos inícios dos períodos letivos, à avaliação clínica e psicossocial” (BRASIL, 2008b).

O PSE foi instituído por um Decreto Presidencial em dezembro de 2007, na intenção de ampliar as ações intersetoriais entre a saúde e a educação, permitindo a observação do crescimento e desenvolvimento dos alunos. E consequentemente, estimular o desenvolvimento físico e mental saudáveis, em cada fase da vida do escolar.

No município de Álvares Machado, o PSE foi realizado na Escola Municipal Mário Covas, com a participação dos estudantes do Curso Médico que estão inseridos como membros das Equipes Interprofissionais e são estimulados, por meio da Metodologia Ativa da Problematização, a colocar em prática as Políticas Públicas no território da ESF.

Os acadêmicos de Medicina da Unoeste puderam realizar o acolhimento, as palestras (abordando o tema de primeiros socorros e desengasgamento), além da verificação da acuidade visual e das medidas antropométricas de 348 estudantes desta escola municipal.

Ao término desta ação, os acadêmicos a consideraram muito produtiva, pois conseguiram colocar em prática atividades com a finalidade de criar um ambiente mais saudável para a comunidade local.

Referência: Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Cadernos de Atenção Básica; n. 24