Estudantes do Curso Médico aplicam a Política de Atenção Integral à População Negra em ESFs

9 votos

A Faculdade de Medicina da Universidade do Oesre Paulista (FAMEPP /UNOESTE) insere os seus estudantes como membros das Equipes Interprofissionais de 7 ESFs nos Municípios de Presidsnte Prudente e Álvares Machado. Facilitadores utilizam a Metodologia Ativa da Problematização em Ciclos Pedagógicos que ocorrem mensalmente nas ESFs, baseados na Epidemiologia local, com foco na elaboração de Planos de Ação, envolvendo a Conunidade e criando ambientes saudáveis nos territórios adscritos às ESFs.
Um dos temas escolhidos pelos estudantes do termo 4, no Ciclo Pedagógico esteve relacionafo à Política Pública de Atenção Integral à Saúde da População Negra. No ano de 2009, o Ministério da Saúde brasileiro lançou a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, balizada pelo reconhecimento do  racismo, das desigualdades étnico-raciais e do racismo institucional como determinantes sociais e condições de saúde. Esta Política visa à promoção de equidade em saúde, ou seja “dar mais àqueles que mais necessitam”. Colocar em prática os ditames desta Política passa a ser o início de uma longa caminhada, na direção dos 4 eixos propostos pelo MEC de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do ano de 2014, para formação dos futuros Profissionais de Saúde, a saber: Atenção Individual, Coletiva, Processos de Trabalho em Saúde e Educação em Saúde.
As ações dos estudantes do Curso Médico para uma ESF localizada no Município de Presidente Prudente estiveram voltadas para o eixo da Educação em Saúde para a População Negra. Especificamente foram tratados temas relacionados ao Suporte Básico de Vida.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida com um grupo ligado às minorias étnico-raciais, em Presidente Prudente.
Após a aplicação da Política Pública os estudantes refletiram com os facilitadores a respeito da aplicação do Plano de Ação na Comunidade, utilizando o Arco de Maguerez (Ação-Reflexão-Nova Ação).

 

Referências:

Saúde da População Negra: percepção de  residentes e preceptores de Saúde da Família e Medicina de Família e Comunidade. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://rbmfc.emnuvens.com.br/rbmfc/article/download/1712/907&ved=2ahUKEwiVk9qu2NbdAhVmqlkKHbnjBbwQFjACegQICBAB&usg=AOvVaw22RNyc0MBd1b29e7jQYC4T
Consulta em 25 09 2018 às 15h 03min.