Estudantes do Curso Médico aplicam a Política Nacional de Saúde Mental com apoio da Comunidade, em uma ESF do Interior Paulista.

5 votos

O estudante do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) da UNOESTE se insere em 7 ESFs dos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado desde o início do Curso Médico.
As Equipes Interdisciplinares compartilham suas fragilidades e fortalezas nas reuniões interdisciplinares semanais e constroem Planos de Ação de acordo com a Epidemiologia de cada Território de Saúde.
Os facilitadores catalisam essa construção utilizando a Problematização como Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem afim de criar ambientes saudáveis nas áreas adscritas às ESFs.
A Política Nacional de Saúde Mental foi discutida com o grupo de estudantes do Curso Médico.
Ações de resgate da auto-estima e Educação em Saúde foram desenvolvidas nas dependências da ESF, organizadas pelos Estudantes, na parceria Academia-Serviço (UNOESTE/Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente).
Considerações em processo:
Os participantes consideraram positivas as ações de Promoção à Saúde desenvolvidas a partir da Aplicação da Política Pública de Saúde Mental na ESF.

 

Referências:
Política Nacional de Saúde Mental. Disponível em:
https://www.google.com.br/url? sa=t&source=web&rct=j&url= http://portalms.saude.gov.br/ saude-para-voce/saude-mental& ved= 2ahUKEwjJ2tfQhM7ZAhUNvVMKHa37D dwQFjAAegQICRAB&usg= AOvVaw1XSMXw92SgzsAHtz3Prvuk
Acesso em 02 03 2018, às 13h 17min.