Estudantes do curso médico comemoram dia nacional do agente comunitário em uma ESF em P. Prudente-SP

9 votos

 FAMEPP/UNOESTE insere estudantes do Curso Médico como membros das Equipes interprofissionais em sete Estratégias Saúde da Família (ESFs) nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP. Os Facilitadores utilizam Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem como a Problematização para construir Planos de Ação para as áreas ligadas às ESFs. Em um dos Ciclos Pedagógicos, que ocorrem com frequência mensal, na ESF, após consulta aos membros da Equipe de Saúde, os aprendizes destacaram a importância do profissional agente comunitário de saúde (ACS).
Além do médico, do enfermeiro e de um auxiliar ou técnico de Enfermagem, a equipe da ESF deve ter em sua formação o mínimo de cinco ACS, que devem residir na comunidade onde a ESF está instalada. Dessa forma, os ACS terão mais facilidade de acessar as famílias atendidas e conhecer sua realidade.
Ao mesmo tempo, os ACS são considerados pela equipe de saúde da família (ESF) e pelos usuários da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) como o elo entre a ESF, os indivíduos, as famílias e a comunidade. Por isso, o atendimento da família e do indivíduo deve ser de forma integral e contínua, considerando o espaço físico e social para a reordenação da saúde.
Os estudantes, orientados pelo Facilitador, organizaram uma roda de conversa com agentes comunitários de saúde, em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, e destacaram sua importância para ESF e comunidade, mostrando que o trabalho humanizado é de extrema importância para um vínculo com o paciente. Foi enfatizado que muitas vezes os mesmos são a porta de entrada para os estudantes e outros profissionais devido ao contato próximo e constante com a população residente. Os agentes também tiveram a oportunidade de reconhecer e refletir sobre a importância de sua profissão e de relatar suas experiências positivas e negativas e receber orientações quanto as mesmas.
Os participantes consideraram como positiva a ação e relataram que toda equipe deve valorizar e olhar mais para esses profissionais.

Referências: 

Agente Comunitário de Saúde. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/saude-da-familia/agente-comunitario-de-saude Acesso em 04 10 2018, às 19h 33 min.

Oikos: Revista Brasileira de Economia Doméstica, Viçosa, v. 27, n.1, p. 79-95, 2016.