Estudantes do Curso Médico criam ambientes saudáveis para a População Rural no território de uma ESF

10 votos

A Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) insere os estudantes do Curso Médico como membros das equipes interdisciplinares em 7 ESFs no interior paulista. A Problematização foi a Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem escolhida pela Instituição de Nível Superior para estimular a criação de Planos de Ação, pelos acadêmicos do Curso Médico visando à criação de ambientes saudáveis nos territórios adscritos às ESFs de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Um dos Planos de Ação, desenvolvidos pelos Acadêmicos do Curso Médico esteve voltado à Educação em Saúde para a população da zona rural, adscrita ao território da ESF na qual atuam os estudantes.
Após a ação, desenvolvida na Zona Rural, os Facilitadores refletiram com os estudantes em relação ao menor acesso e utilização de serviços de saúde nas populações rurais, devido a fatores de capacitação, como o baixo poder aquisitivo e possível ausência de vínculo empregatício, além da baixa adesão a planos de saúde por parte dos residentes rurais. Estudantes consideraram que o acesso aos serviços privados, sem financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é mais limitado nas áreas rurais em comparação com as áreas urbanas. Enquanto 45,4% dos atendimentos nas áreas urbanas, em 2003, foram feitos pelo SUS, nas áreas rurais, foram 71,7%. Os estudantes, no Ciclo Pedagógico, consideraram que o
acesso da população aos serviços de saúde depende não somente das características dos grupos sociais, mas também da disponibilidade e facilidade de acesso ao serviço.
Os participantes consideraram como positiva a ação de criação de ambientes saudáveis para moradores da zona rural, no município de Presidente Prudente. SP.

Referências:
Desigualdade no acesso à saúde entre as áreas urbanas e rurais do Brasil: uma decomposição de fatores entre 1998 a 2008. Disponível em :

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.scielo.br/scielo.php%3Fpid%3DS0102-311X2018000605003%26script%3Dsci_abstract%26tlng%3Dpt&ved=2ahUKEwjTjKrLvbfgAhViHbkGHdbPB5kQFjAAegQIBRAB&usg=AOvVaw1V2JRFgwJfHVnUwShBG7Iv