Estudantes do Curso Médico estimulam a Gestão Participativa em ESFs do interior de SP

16 votos

Acadêmicos do Curso de Medicina da UNOESTE são inseridos em cinco ESFs do município de Presidente Prudente SP. Existe uma parceria entre Academia e Serviço que tem produzido bons resultados para a Universidade e para a Secretaria Municipal de Saúde local. Facilitadores estimulam a criação de Planos de Ação com vistas a mudar a realidade em saúde nos territórios adscritos às ESFs. Um dos temas que emergiu das Necessidades de Saúde da comunidade foi a dificuldade em aplicar a Lei 8.142/90, relacionada ao Controle Social no SUS. Facilitadores convidaram representantes das Comunidades adscritas ao território das ESFs para uma Roda de Conversa, realizada no Campus 1 da UNOESTE.

Após a realização da ação os acadêmicos fizeram uma reflexão com os docentes com aplicação do Arco de Maguerez. Os acadêmicos consideraram que a Gestão Participativa aparece historicamente como uma importante estratégia para mudança de realidade no dia-a-dia dos serviços, tendo como objetivo a construção coletiva de ações, atrelada à democratização das decisões. Este ciclo virtuoso estimula o trabalho em equipe.

A facilitadora considerou que a Roda de Conversa pode ser uma estratégia  transversal que necessita da adoção de práticas como exercitarmos o diálogo, pactuarmos as diferenças em favor de um serviço de saúde que pretende ser mais eficiente e eficaz para as pessoas que o utilizam.

Acadêmicos consideraram que existe uma concepção idealizada para SUS, relacionada à garantia do acesso à assistência, universal, equitativa, integral. Esse sonho de Sistema acontecerá a partir da implementação de um modelo de gestão democrática que deverá ter como diretrizes a descentralização e a participação social.

Os participantes fizeram várias perguntas, uns para os outros e consideraram como positivas as trocas de informação entre Academia, Serviços de Saúde e Comunidade.

Referências:
A gestão participativa no SUS: uma revisão integrativa. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://acervosaud.dominiotemporario.com/doc/REAS248.pdf&ved=2ahUKEwjL4ry13KzeAhXGgZAKHRpxC8gQFjAFegQIABAB&usg=AOvVaw2hFCUYk1oDAPPDfMlajbqU.