Estudantes do Curso Médico organizam plano de ação relacionado ao cuidado à Saúde dos trabalhadores.

10votos

 

A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, insere seus estudantes como membros de 7 ESFs no interior paulista. Os Facilitadores utilizam a Metodologia da Problematização para estimular a criação de Planos de Ação de acordo com a Epidemiologia de cada território de Saúde. Os acadêmicos, ao participarem das Reuniões de Equipe nas ESFs, capturam as Necessidades de Saúde da população moradora nas áreas adscritas às ESFs. Um dos Planos de Ação esteve relacionado às Ações de Promoção à Saúde para os trabalhadores da área de abrangência da ESF, no Município de Álvares Machado, SP.
Os estudantes, orientados pelos facilitadores, apostaram na criação de ambientes saudáveis, em algumas empresas localizadas no território adscrito à ESF. Após a ação os facilitadores organizaram momentos de reflexão com acadêmicos e equipe interprofissional na ESF.
Os acadêmicos perceberam que o cuidado à saúde dos trabalhadores, realizado a partir do envolvimento da equipe, nos serviços de saúde, deve pensar na inserção das pessoas trabalhadoras nos processos produtivos, levando em consideração que o trabalho é um determinante do processo saúde-doença. Dessa maneira, os aprendizes perceberam que é muito importante o conhecimento das equipes de saúde em relação ao trabalho, ou seja, a ocupação do usuário do SUS -trabalhador e, a partir desse conhecimento incorporem essas informações às ações de promoção, proteção, vigilância, assistência e reabilitação, na rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os participantes da Roda de Conversa, usuários do SUS, representantes dos Recursos Humanos das Empresas e membros da Equipe da ESF consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde do Trabalhador, desenvolvida no território da ESF.

Referências:
Vigilância em Saúde do Trabalhador na Atenção Básica: aprendizagens com as equipes de Saúde da Família de João Pessoa, Paraíba, Brasil
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.scielosp.org/article/csc/2017.v22n10/3403-3413/&ved=2ahUKEwjg542N3aLdAhWCUZAKHWQrAHMQFjAEegQIBhAB&usg=AOvVaw1NjMDT1zABKiyQLsXZ5ryn
Consulta em 05 09 2018 às 0h 16min.