Estudantes do curso médico realizam ação de promoção à saúde em escola municipal.

11 votos

             O Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) do curso médico da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) campus de Presidente Prudente está inserido nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do 1º ao 5º termo. O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui com ações de prevenção e promoção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Dentre as ações desenvolvidas no PSE, a higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária no controle de infecções relacionadas a assistência à saúde e tem sido considerada uma estratégia de prevenção e controle de infecções nos serviços de saúde, como também nas escolas. Os acadêmicos, supervisionados pelos facilitadores, realizaram a atividade de higienização das mãos, em uma escola municipal, com crianças de 5 a 9 anos, com o objetivo de orientá-las a maneira correta em busca de criar ambientes saudáveis no território adscrito à ESF, prevenindo doenças.

             Os acadêmicos relataram a importância da atividade, explicaram que muitas infecções e agravos à saúde, podem ser evitados com a simples prática de higiene pessoal. Dividiram os escolares em grupos de 5 integrantes, e então pintaram as mãos de cada um deles com tinta guache colorida. Logo em seguida, passaram as orientações com todos os passos a serem seguidos para a realização de higienização das mãos, indicando que a técnica realizada de maneira correta mostra que toda área das mãos foi higienizada adequadamente.

             A atividade mostrou-se eficaz, pois todas as crianças aprenderam, de maneira descontraída e lúdica, a técnica correta de higienização das mãos. Realizaram todos os passos propostos pelos acadêmicos corretamente e ao término da atividade todos os escolares eliminaram toda tinta presente em suas mãos.

Referências:
1. SEGURANÇA DO PACIENTE – HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf>. Acesso em 17 fev. 2019.
2. PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas>. Acesso em 16 fev. 2019.