Estudantes do Termo 5 do PAPP apresentam Planos de Ação que emergiram do Planejamento Estratégico a partir da Metodologia Ativa da Problematização na UNOESTE, encerrando o segundo semestre de 2017

8 votos

O Planejamento estratégico é o processo administrativo que dá sustentação metodológica para o estabelecimento do melhor rumo a ser seguido pelo Gestor em Saúde Pública. Existe uma Parceria Academia-Serviço entre as Secretarias Municipais de Presidente Prudente, Álvares Machado e a UNOESTE. Os estudantes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP), estimulados pelos facitadores, planejam ações relacionadas à Atenção à Saúde Individual e Coletiva, capacitando Equipes das ESFs e trabalhando com Educação em Saúde nos territórios adscritos às Unidades que atendem aos usuários do SUS. O Planejamento Estratégico visa ao otimizado grau de interação com os fatores externos – não controláveis – buscando atuar de forma inovadora e diferenciada em relação às Necessidades de Saúde das comunidades, encontradas na realidade das ESFs dos dois municípios.

O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da Gestão Municipal e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação – estratégias a serem seguidas para sua consolidação, levando em conta as condições externas e internas à Gestão em Saúde dos Municípios com a evolução esperada. O Planejamento considera as premissas básicas – políticas – que os municípios, como um todo, devem respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória.

Os estudantes e os facitadores consideraram produtiva a ação de Simulação do Planejamento Estratégico Situacional. Os resultados serão encaminhados para discussão com os Secretários de Saúde dos dois municípios participantes da Ação envolvendo o Eixo dos Processos de Trabalho em Saúde, de acordo com as sugestões das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina do Ministério da Educação e Cultura, de 2014.

Referências:
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL NA GESTÃO PÚBLICA. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_tn_stp_145_909_19072.pdf&ved=0ahUKEwiXpYKK9M_XAhXLkZAKHYaqCfMQFggvMAQ&usg=AOvVaw3g-GyAxMhfFKpFFmrchAFa
Pesquisa em 20 11 2017, às 13 h 11 min.

Responsável pelo texto: Dr. Alex Wander Nenartavis