Estudantes Médicos capacitam a comunidade com o tema: “Primeiros Socorros” no interior de SP.

12 votos

A Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, aposta na utilização de Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem nos Cursos da Saúde.
No Curso de Medicina, do Campus de Presidente Prudente, os aprendizes são inseridos em sete Estratégias Saúde da Família desde o inicio da Graduação. Os Facilitadores utilizam os eixos da Atenção Individual, Coletiva, Processos de Trabalho e Educação em Saúde, com a finalidade de estimular a criação de Ações de Promoção à Saúde para a comunidade adscrita ao território das ESFs, nas quais os acadêmicos se inserem, sob supervisão docente. A Educação em Saúde é um instrumento para se promover qualidade de vida para a comunidade, pois articula os saberes científicos e populares, trazendo instrumentos para o leigo se capacitar, facilitando o surgimento de ideias e práticas para o seu dia-a-dia saudável podendo colaborar para atender às suas Necessidades de Saúde. A falta de conhecimento da população relacionada ao pronto atendimento em urgências pode trazer alguns problemas, como a mobilização incorreta das vítimas e a busca excessiva e, algumas vezes desnecessária por socorro especializado.
Os acadêmicos do Curso Médico da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (FAMEPP/UNOESTE), supervisionados pelos Facilitadores do PAPP, a partir da análise da Epidemiologia que emerge do Território de Saúde, organizaram uma Roda de Conversa com a população adscrita ao território da ESF, em Presidente Prudente, para capacitação em Primeiros Socorros. Após a ação de Educação em Saúde, os estudantes fizeram uma reflexão-na-ação, em conjunto com os docentes e consideraram a importância da Educação em Saúde em Pronto Socorro. Entenderam a necessidade do atendimento de vítimas que precisam de cuidados imediatos, justificada pela necessidade de uma assistência rápida e qualificada. Facilitadores consideraram que as ações executadas no local de ocorrência do evento podem contribuir para a sobrevida da vítima.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Criação de Ambientes Saudáveis executada no território da ESF.

Referências:
PRIMEIROS SOCORROS: OBJETO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA
PROFESSORES. Disponivel em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/234592/28912&ved=2ahUKEwiouuOI28_hAhWxLLkGHZ1VBJ4QFjACegQIAxAB&usg=AOvVaw0y0KTgApAQxCcGhHJeHwCQ
Consulta em 13 04 2019 às 11h 12min.