Estudantes médicos da UNOESTE comemoram 15 anos do Estatuto do Idoso em Álvares Machado-SP

8 votos

A FAMEPP/UNOESTE insere estudantes do Curso Médico como membros das Equipes interprofissionais em sete Estratégias Saúde da Família (ESFs) nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP. Os Facilitadores utilizam Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem como a Problematização para construir Planos de Ação para as áreas adscritas aos territórios de Saúde ligados às ESFs. Em um dos Ciclos Pedagógicos, que ocorrem com frequência mensal, na ESF, após consulta aos membros da Equipe de Saúde, os aprendizes criaram um plano relacionado à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa.
Os estudantes, à luz do Arco de Maguerez, refletiram, na ação e puderam entender que a população brasileira tem envelhecido, resultado de alterações demográficas, e que existem consequentes mudanças epidemiológicas relacionadas a esse envelhecimento. Um desses desdobramentos ocasionou a expansão das doenças e agravos crônicos que podem ser acompanhados por situações de maior dependência entre as pessoas mais idosas. Dessa maneira, a equipe da ESF necessita se preparar para essas crescentes demandas, que se mostram como um grande desafio para as políticas públicas particularmente as Políticas de ordem social e também aquelas relacionadas com a saúde. A Equipe da ESF, na qual a UNOESTE está inserida, com seus acadêmicos, foi sensibilizada para reorganizar a provisão de cuidados oferecidos, pois houve uma significativa alteração na estrutura familiar, e por conseguinte, nas peculiaridades que envolvem a assistência das pessoas idosas em nosso país, no qual existem muitas desigualdades salariais.

Os estudantes, orientados pelos Facilitadores, organizaram algumas ações com os idosos, mostrando que o cuidado envolve sentimentos, ações e atitude moral. A criação de vínculos de respeito e confiança das Equipes de Saúde com os idosos atendidos pelo SUS visa a aliviar, satisfazer, confortar e apoiar aqueles que necessitam de cuidado. As emoções, ou seja, os sentimentos, reforçam laços interpessoais que são intersubjetivos e os vínculos com diferentes estruturas sociais e culturais. A reflexão que aconteceu, entre os Facilitadores e os Estudantes, após a realização da Ação de Comemoração do Aniversário de 15 anos do Estatuto do Idoso, em Machado, teve foco no processo de cuidar, que pode ser compreendido como um fenômeno intencional e essencial à vida. Acadêmicos do Curso Médico da UNOESTE tiveram a oportunidade de entender que as Necessidades de Saúde das pessoas devem ser as principais condições que antecedem o ato de cuidar.
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) foi reeditada em 2006 e estabeleceu como eixo norteador da estruturação dos serviços de assistência, direcionados aos idosos, a avaliação da capacidade funcional. Desta maneira, nas reuniões de Equipe, os Facilitadores e Estudantes da UNOESTE buscam organizar Rodas de Conversa com os Agentes de Saúde, capacitando-os para determinação do nível de dependência dos idosos do território, e sua capacidade funcional. Esta capacidade determina o nível de independência dessas pessoas para a execução de suas atividades cotidianas e a consequente demanda assistencial requerida da Equipe interprofissional da ESF. A Equipe entendeu que quando a necessidade de
ajuda for superior à capacidade de autocuidado das pessoas idosas, será necessário o auxílio de outra pessoa a quem se  denomina “cuidador”.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida na ESF.