Estudantes Médicos ingressantes são acolhidos como membros da Equipe de uma ESF no interior paulista

9votos

A Faculdade de Medicina da UNOESTE insere seus estudantes como membros das equipes de sete ESFs nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, localizados na Alta Sorocabana, no interior do estado  de SP.
Os facilitadores utilizam a Metodologia Ativa da Problematização nos Ciclos Pedagógicos, que ocorrem com frequência mensal nas ESFs, para criar Planos de Ação voltados às Necessidades de Saúde da população.
As Equipes de Saúde são sensibilizadas previamente para acolher os estudantes ingressantes a cada semestre, criando laços de respeito e confiança com os acadêmicos, por meio de dinâmicas organizadas pelos facilitadores e gerentes das ESFs.
Os organizadores das dinâmicas aplicaram o Princípio da Transversalidade das Ações de Humanização de acordo com a PNH.
Os participantes consideraram como positiva a ação de acolhimento para os novos acadêmicos-membros-das-Equipes-das-ESFs.

Referências:

Práticas de Cuidado da Equipe da Estratégia Saúde da Família. Disponível em:
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/230589/25843&ved=2ahUKEwiTyvuvtafdAhWEIZAKHYUiArkQFjAGegQIAxAB&usg=AOvVaw1i2fUD7HJ-kU0l6Sl1c0vb&cshid=1536272741117
Acesso em 06 09 2018 às 19h 32min.