Exercício da Democracia no SUS em Rodeio SC

10 votos

Em tempos de luta em favor da saúde pública no Brasil, temos as conferências! É tempo de conferências municipais de saúde! Cada municípios, ou melhor cada localidade, bairro, distrito em pré conferências , que culminam nas conferências municipais de saúde e que reiteram os mecanismos democráticos da gestão pública da saúde.

Tive o prazer de presenciar e contribuir com um destes momentos aqui no médio vale do Itajaí no dia 04 04 2019. Obrigada Rodeio por estarem engajados nesta luta em favor do fortalecimento do SUS.

Falar a um público tão importante, usuários, profissionais e gestores de saúde,  é sempre um grande desafio, mas busquei a história elementos que fizessem as pessoas refletirem sobre a importância deste momento histórico. E ainda que as mobilizasse ao debate sobre a conjuntura atual do SUS, seus benefícios e desafios para os quais vale a pena lutar.

Desde a Declaração do Direitos Humanos em 1948, passando pela Carta de Alma Ata na CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE em 1978 e a 8 Conferência Nacional de Saúde no Brasil em 1986, nos ajudam a entender porque devemos seguir em defesa de uma saúde pública e baseada em universalidade, integralidade, equidade para as futuras gerações.

Depois da fala inicial neste dia os grupos de participantes se distribuíram para debater mais atentamente os três eixos propostos para a VII Conferência Municipal de Saúde de Rodeio:

Saúde como Direito

Consolidação dos princípios do SUS

Financiamento do SUS

Para cada ponto foram tiradas propostas que serão defendidas pelos 6 delegados escolhidos pela plenária para representar o município na Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina que ocorrerá em Junho de 2019.

E ainda, em uma linda composição dos organizadores da conferência com o Comitê Regional de Humanização da região, apresentou se aos participantes a exposição fotográfica Imagens do SUS do fotógrafo Radilson Carlos Gomes que tem percorrido os diversos municípios a fim de provocar o debate sobre a saúde seus feitos e desafios.

 

Muito gratificante fazer parte desta grande exercício de democracia no SUS!