Guia do SUS Para Grandes Eventos

5votos

Imagem parcial de folheto informativo sobre como utilizar o Sistema Único de Saúde em grandes eventos.

Público alvo: População em geral participante de grandes eventos.

Veiculação: Metrôs, pontos de ônibus e locais próximos aos de aglomeração

O guia tem por finalidade informar à população em geral, participantes de grandes eventos (como comemorações de Carnaval, Copa, Ano Novo e afins) sobre como utilizar o Sistema Único de Saúde quando surgir a necessidade durante tais eventos.

A ideia partiu da hipótese de que grande parte das reclamações da população sobre o SUS provém de uma falta de informação sobre como o utilizar. Desta forma, o panfleto informativo, chamado breviamente de Guia, traz perguntas e respostas simples e corriqueiras, como “Sofri um acidente de carro, o que eu faço?” e a resposta explicando como utilizar o SUS nessa situação. É veiculado principalmente a grandes eventos pelo fato de aglomerações aumentarem as chances de haver acidentes e outros mal-estares e para atingir o maior número de pessoas ao mesmo tempo.

O guia foi produzido pelos alunos do curso de Psicologia da PUC-SP, na disciplina “A Psicologia e a Saúde: pressupostos para a prática profissional”, sob supervisão da professora Maria Cecília Roth.

Para produzi-lo, os alunos reuniram questões que surgiram na sala de aula durante o curso e destacaram aquelas que mais provavelmente aconteceriam em grandes eventos. Perguntas sobre marcação de consultas e exames, por exemplo, mesmo que tenham surgido na sala de aula, não foram consideradas pertinentes para o intuito do guia.