HDT Humanização Contagiante (Goiânia – GO)

10votos

Chegou a hora do Centro Oeste mostrar uma de suas experiências com a humanização na vivência do serviço hospitalar.

A Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização está apresentando mais um documentário da série:

Prêmio #HumanizaSUS

Uma série de documentários com experiências exitosas da humanização nos quatro cantos do País.

Apresentamos agora:

HDT Humanização Contagiante

O Hospital de Doenças Tropicais (HDT) vem enfatizando o acolhimento como diretriz aplicada da Política Nacional de Humanização.

Além da classificação de risco, ferramenta importante na efetivação do acolhimento na atenção e gestão do serviço, o documentário mostra a amplitude das ações que envolvem esta diretriz. Em especial trata a maneira como os profissionais se relacionam entre si e com os usuários.

Esta ação foi inicialmente mostrada pelo Grupo de Trabalho de Humanização do HDT que inscreveu um vídeo de 4 minutos, chamado: Práticas de acolhimento no Hospital de Doenças Tropicais Dr Anuar Auad:

Neste vídeo apresentam o serviço valorizando a aplicação de alguns dispositivos que não só demonstram a prática do acolhimento como valorizam a participação social (Conselho local de saúde no hospital), aproximação dos usuários e suas redes sociais durante a internação (visita noturna e visita ampliada)com espaço de visitação ao ar livre e a inclusão como garantia de acesso ao serviço (aplicação da linguagem de sinais), brinquedoteca e classe pedagógica e mantém ainda um Núcleo Técnico científico de cuidados paliativos.

Quelany Vicente, roteirista e diretora audiovisual de São Paulo, já realizou vários filmes e concorreu a muitos prêmios. Conheça mais em  https://www.youtube.com/user/quelanyvicente