“Hoje vai ser em roda?” – A vivência da Tenda do Conto na educação

8votos

Roda formada. Mesa posta. Fotos, livros, anéis e outros objetos de valor imaterial indescritível. Olhares curiosos para a cadeira coberta com a manta, que convida a aquecer o coração.

Primeiro, um momento de relaxamento e uma dança circular que abraça os presentes como os nós da rede. Depois, a conversa começa tímida e aos poucos envolve a sala numa ciranda emocional.
Lembranças de pessoas, de viagens, de momentos. Risadas, mãos trêmulas, algumas lágrimas. Relatos e ‘estórias‘ que se unem como retalhos em uma colcha. Experiências que ficaram eternizadas igual ao fóssil que uma das alunas trouxe pra roda.

Ao final, uma das participantes relata o quanto a vivência foi significativa para ela, por permitir conhecer um pouco mais sobre cada um dos companheiros de jornada. É uma confirmação de que ainda existem traços do humano na humanidade contemporânea.

Mãos que continuam dispostas a acolher. Fala que eu te escuto. Quem aqui conta um conto aumenta um tanto de sua própria humanidade.

Esse é Brasil que eu quero. Para o Presente.

(Edmilson Araújo – Professor Mediador)


Relato de Experiência da atividade “Tenda do Conto”, realizada no encerramento da disciplina ‘Gestão de Pessoas’ (Curso Técnico em Gerência de Saúde – MedioTEC – esUFRN – Polo Pau dos Ferros) 25.04.2018