Hospital Regional São Paulo abre vagas para novos voluntários

8 votos

Os projetos Plantão Palhaço, Contando e Encantando, Grupo Corações em Canto e Arte no Andar estão com inscrições abertas para a comunidade

 

O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, abre nesta quarta-feira (13) as inscrições para voluntários na instituição. Os interessados podem se inscrever para atuar nos projetos Plantão Palhaço e Contando e Encantando, que já contam com voluntários externos, além do Grupo Corações em Canto e do projeto Arte no Andar, que pela primeira vez estão com vagas abertas. Para se inscrever basta enviar o nome completo e o telefone para o e-mail psicologiaorg@hrsp.com.br, ou entrar em contato com o setor de Psicologia Organizacional, pelo telefone (49) 3441-7758, até o dia 25 de fevereiro.

“Nossa ideia é oportunizar que talentos da comunidade possam fazer parte dos projetos do Hospital e, assim, juntamente com a equipe, proporcionar momentos de descontração, alegria e alívio do estresse para os pacientes e familiares”, explica a coordenadora do Grupo de Humanização do HRSP, Denise Sasso.

Para ser voluntário é preciso ser maior de 18 anos, não estar exercendo cargo político, ter disponibilidade para atuar como voluntário por no mínimo 4 horas por mês, além de se identificar com a causa, a missão e os objetivos do HRSP e dos projetos.

Após a inscrição os novos voluntários passam por uma capacitação, que tem o intuito de orientar sobre a rotina e normas do hospital. A capacitação está agendada para a quinta-feira, dia 28 de fevereiro, com início às 19 horas, no auditório do HRSP.

 

Conheça mais sobre os projetos

O projeto Plantão Palhaço é composto por colaboradores e voluntários da comunidade, que se transformam em mediadores de alegria, se vestindo de palhaços em visitas semanais. Já o Contando e Encantando, é o projeto que leva aos pacientes e acompanhantes momentos de reflexão, descontração, cultura e educação por meio da contação de histórias. As visitas também ocorrem semanalmente.

O grupo Corações em Canto é composto por colaboradores e voluntários. Os ensaios de canto são realizados quinzenalmente e as apresentações ocorrem nas alas de internação do hospital. O repertório é previamente selecionado, levando mensagens de conforto, alegria, superação e descontração. Podem se inscrever cantores, instrumentistas e pessoas que tenham afinidade com projeto e disponibilidade para participar dos ensaios.

Já o projeto Arte no Andar tem o objetivo de aproximar a arte ao ambiente hospitalar, proporcionando aos pacientes momentos coletivos em que possam participar de peças de teatro, cinema, música instrumental, voz e violão ou outros instrumentos. O projeto acontece uma vez na semana, sempre com data e horário agendados. Podem se inscrever músicos, aprendizes, atores/atrizes, cantores e grupos de teatro.