Hospital São José de Doenças Infecciosas de Fortaleza/CEARÁ participando do Projeto AcolheSUS/CGPNH/SAS/MS

8votos

A Secretaria de Estado da Saúde do Ceará (SES/CE) soma-se à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização, que tem seu Projeto AcolheSUS como prioritário para a área. O mesmo propõem a Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das portas de entrada do SUS com base na Política Nacional de Humanização. Engloba um conjunto de ações, que visa à qualificação do modelo de gestão e atenção dos serviços e garantia do acesso ao usuário com qualidade e resolutividade.

A SES/CE indicou para participação no projeto o Hospital São José de Doenças Infecciosas, e indicou técnicos para formação do Grupo Executivo Estadual (GEE), que tem as seguintes atribuições: gerir o processo e elaborar conjuntamente com a CGPNH/SAS/MS Plano de Trabalho para apoiar e assessorar os serviços e região de saúde na implantação/implementação do projeto; Articular com gestores do SUS local em cada fase do projeto; Apoiar a viabilidade e sustentabilidade do projeto; Monitorar e avaliar o processo de implantação/implementação das ações, de acordo com os indicadores pactuados nos planos de trabalho com a CGPNH/SAS/MS; e Monitorar e avaliar o processo de implantação/implementação das ações, de acordo com os indicadores pactuados no Plano de trabalho local.

Em 17/11/2017, o GEE articulou e organizou reunião com representantes estratégicos do Hospital São José de Doenças Infecciosas, para a formação do Grupo Executivo Local (GEL), cuja tarefa é gerir o processo de implantação/implementação do projeto no serviço, em RAS, além de monitorar e avaliar, considerando os indicadores comuns e específicos pactuados.

Dando sequência as ações do projeto, em 12/12 o GEE e GEL se reuniram e tiveram a participação do Diretor Geral do Hospital apoiando o projeto. Como encaminhamento da reunião para os próximos passos a entrada na fase de diagnóstico para elaboração do Plano de Trabalho.

O que a CGPNH quer ver acontecer? Os Princípios do SUS garantidos no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil. Tendo como resultados: Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso; Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco; Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo; Garantia dos direitos dos usuários; Valorização do trabalho na saúde; e Gestão participativa nos serviços.

É a CGPNH/SAS/MS e a SES/CE na construção de uma atenção mais humanizada!!!!

Seguimos acompanhando!!!