Humanização e Formação em Saúde – finalização da disciplina

9 votos

De abril a julho de 2019 coproduzimos a disciplina eletiva “Humanização e Formação em Saúde”, no Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Alagoas.

O post de início se encontra em: http://redehumanizasus.net/humanizacao-e-formacao-em-saude-no-mestrado-profissional-de-ensino-na-saude/

A turma foi composta por fisioterapeuta, médico, assistente social, enfermeira, educadora física, psicóloga e educadora.

Sob minha coordenação, a equipe docente contou também com profissionais da Psicologia (uma professora do Instituto de Psicologia e um coordenador do NASF-AB) e do Serviço Social (assistente social, coordenadora estadual de humanização da saúde).

Nosso maior desafio: produzir formação em humanização da saúde concomitantemente com a humanização da formação em saúde. Para isso utilizamos da roda como método precioso de trabalho, assim como outras metodologias ativas de ensino. Sempre nos baseamos nas experiências vivas, concretas de todxs nós. Portanto, a inclusão e negociação de nossas diferenças foi tecendo um comum, sustentado coletivamente. Além das nossas experiências, textos, Rede HumanizaSUS foram nos fortalecendo.

Juntxs, pusemos em análise as nossas ações, o trabalho e o ensino na saúde, provocamos questionamentos, desestabilizações e pensamos/criamos possibilidades de novas/outras produções, novos/outros afetos, mais saúde, mais vida.

Processos avaliativos foram nos acompanhando, promovendo também reflexões, aprendizados, mudanças de rumo. No último dia, a nossa avaliação se baseou na Tenda do Conto. Narrativas foram produzidas e compartilhadas entre nós. Mais um momento ímpar que trouxe possibilidades de continuarmos nos reunindo. Tecemos e fortalecemos nossas redes.

Muitíssimos foram os aprendizados, com muito afeto e dedicação.

Seguimos juntxs. Continuamos na luta. Em defesa do SUS. Em defesa da Saúde. Em defesa da Vida.