HumanizaSUS e Atenção Integral à Saúde do Homem. Novembro Azul e Vigilância em Saúde do Trabalhador na UNOESTE.

8votos

No dia 01 11 2017 os estudantes do Curso Médico do Programa de Aproximação Progressiva à Prática organizaram uma atividade de Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizada no Campus 1, com Colaboradores da UNOESTE. O Plano de Ação emergiu da Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem denominada Problematização.
A aplicação da Política Pública de Promoção à Saúde contou com preenchimento de questionários relacionados ao bem estar biopsicossocial dos participantes, mensuração de Pressão Arterial, realização de testes de glicemia capilar, avaliação pôndero-estatural, além de atendimento interdisciplinar com a Equipe de Estética.
A ideia é estimular os trabalhadores a cuidar de sua saúde e ampliar a escuta dos acadêmicos para as Necessidades de Saúde relacionada às Condições de Vida, ao Acesso às Tecnologias que Prolongam a Vida, ao Vínculo entre Equipe de Saúde e Usuários do SUS, além do estímulo à Autonomia do trabalhador relacionada à sua “maneira de andar a vida”.  Os participantes avaliaram como positiva a atividade de Criação de Ambientes Saudáveis na UNOESTE.

Referências: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Disponível em:

politica_nacional_atencao_saude_homem.pdf

Acesso em 06 11 2017