HumanizaSUS guiando a experiência docente em sete ESF no interior de SP

13 votos

A Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), no Campus de Presidente Prudente, investe na capacitação de seus Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP), com base na Política Nacional de Humanização (PNH).  O HumanizaSUS utiliza Diretrizes Específicas, por Nível de Atenção para sugerir práticas humanizadoras para os Profissionais de Saúde.

Na Atenção Básica, por exemplo, os Docentes do PAPP/UNOESTE se debruçaram sobre as possibilidades propostas pela Coordenação para serem implantadas no segundo semestre do ano de 2019.  Professores entenderam, na programação, que era necessário elaborar projetos de saúde individuais e coletivos para usuários  e para sua rede social, considerando as políticas intersetoriais e as  necessidades de saúde. Neste tópico foi dada importância especial ao Programa Saúde na Escola.  O grupo de docentes também considerou como prioridade Incentivar práticas promocionais de saúde. Desta maneira a Criação de Planos de Ação voltados à produção de Ambientes Saudáveis nos territórios ligados às ESFs foi muito repisada.

Facilitadores também consideraram como importante ação a ser estimulada o estabelecimento de formas de acolhimento e inclusão do usuário, com a finalidade de promover a otimização dos serviços. Entenderam que será importante estimular nas Equipes das ESFs reflexões relacionadas ao fim das filas, à hierarquização de riscos e ao acesso pela população aos demais níveis do Sistema de Saúde pública, gratuita e com qualidade.

Coordenadores do PAPP lembraram a importância do Facilitador se comprometer com o trabalho em equipe, nas ESFs nas quais estão inseridos. Esse comprometimento deve se dar de modo a aumentar o grau de co-responsabilidade. Dessa maneira, em conjunto com a rede de apoio  profissional, devem visar à maior eficácia na atenção em saúde. Após a reunião de encerramento do “Semestre Letivo 1 de 2019”, e programação do “Semestre Letivo 2 de 2019”, os coordenadores solicitaram uma avaliação das ações  xecutadas pelo PAPP.  Os colaboradores consideraram como positivo o encontro e foram agraciados com pequenos mimos.

Referências:

Política Nacional de Humanização. A Humanização como Eixo Norteador das Práticas de Atenção e Gestão em Todas as Instâncias do SUS HumanizaSUS Brasília – DF 2004. Série B. Textos Básicos de Saúde
Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf&ved=2ahUKEwjJkemt8-7iAhVyDrkGHemtBeQQFjACegQIAxAB&usg=AOvVaw0oAV9mPNIMgLkFS8d1ZtWe
Consulta em 16 06 2019 às 18h 30min.