I ENCONTRO MEMORIAL DA CONVIVÊNCIA CRIATIVA DOS CENTROS DE CONVIVÊNCIA E COOPERATIVA (CECCOs) DA CIDADE DE SÃO PAULO

11votos

I Encontro Memorial da Convivência Criativa dos Centros de Convivência e Cooperativa (CECCOs) da Cidade de São Paulo

Funarte SP recebe a atividade, cuja proposta é ajudar a compor a memória das políticas públicas de interface entre arte, saúde e cultura na cidade de São Paulo, nos últimos 30 anos
I Encontro Memorial da Convivência Criativa dos Centros de Convivência e Cooperativa (CECCOs) da Cidade de São Paulo. Foto: Marcia Moraes.

No dia 8 de dezembro, sexta, das 10h às 16h, o Complexo Cultural Funarte SP sedia o I Encontro Memorial da Convivência Criativa dos Centros de Convivência e Cooperativa (CECCOs) da Cidade de São Paulo. Com curadoria de Cris Lopes (psicóloga sanitarista e psicanalista), Lilian Amaral (artista visual e pesquisadora) e Marcia Moraes (psicóloga e pedagoga), o evento tem a proposta de reunir fragmentos e registros, de natureza material e imaterial, que ajudem a compor a memória das políticas públicas de interface entre arte, saúde e cultura, realizadas na capital, nos últimos 30 anos.

O projeto de pesquisa Memorial da Convivência Criativa – Centros de Convivência e Cooperativa da Cidade de São Pauloé um desdobramento de encontros realizados no Arquivo do Estado de São Paulo (sobre Arte e Saúde Pública/Saúde Mental, como parte das atividades da mostra Mais que Humanos, Arte no Juquery, do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas) e no Complexo Cultural Funarte SP (no Encontro Arte, Cultura, Saúde e Territórios, entendendo a cidade como campo de experimentação e convivência).

O encontro conta com a parceria do Arquivo do Estado de São Paulo, do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), do Coletivo Arte, Saúde, Cultura e Educação, do Memorial da Resistência e de representantes dos CECCOS da cidade de São Paulo.

Os CECCOs são espaços vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, em parceria com as secretarias do Verde e do Meio Ambiente, do Trabalho e da Cultura. Esses equipamentos públicos compõem a rede de atenção psicossocial, ao lado de outras instituições, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) e as Unidades de Acolhimento (UAs). Implementados na cidade de São Paulo em 1989, os CECCOs adotam um conceito abrangente de cultura e saúde, tendo como foco a reinserção socialdos grupos populacionais mais vulneráveis. Nesses espaços, abertos a toda a população, os usuários podem realizar atividades físicas, participar de oficinas artísticas e culturais, entre outras atividades. Ao todo, a cidade de São Paulo conta com 24 Centros de Convivência e Cooperativa, que atuam em uma perspectiva coletiva e transdisciplinar.

Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

I Encontro Memorial da Convivência Criativa dos Centros de Convivência e Cooperativa (CECCOs) da Cidade de São Paulo
Dia 8 de dezembro | Sexta, às 10h às 16h
Entrada franca

Mais informações:
(11) 36625177
funartesp@gmail.com