I Semana de discussão dos direitos dos usuários da saúde

18 votos

No período de 22 a 24 aconteceu no HILP a I Semana de Discussão dos Direitos dos Usuários.

O evento, que envolveu usuários e trabalhadores, surgiu de uma proposta do GTH do hospital, com o objetivo de ampliar o debate sobre a carta dos direitos dos usuários da saúde,  na perspectiva de fortalecer a participação/controle social dos usuários e melhorar a qualidade do atendimento no hospital.

A iniciativa teve como fundamento a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, um documento  criado pela Política Nacional de Humanização, publicado pelo Ministério da Saúde em 2006,  com o objetivo de orientar os direitos na hora de procurar atendimento de saúde.

No dia 22, num primeiro momento, foram afixados cartazes com as diretrizes da carta dos direitos dos usuários, na extensão do corredor de espera do ambulatório, oportunidade em que os usuários, que aguardavam atendimento, foram convidados para olhar/ler o conteúdo dos cartazes. Num segundo momento, integrantes do GTH e do Projeto EsperAÇÃO visitaram os consultórios e os postos de enfermagem, onde aplicaram a dinâmica Flaxmob, com a apresentação e leitura de cartazes que continham as diretrizes/princípios da carta dos direitos dos usuários. O objetivo da dinâmica era divulgar a carta com as suas diretrizes para os cuidadores, numa perspectiva de melhorar a qualidade do atendimento ao usuário. A atividade foi encerrada com a distribuição de um folder sobre a carta para os profissionais e usuários.

No dia 23, a programação foi dirigida para os usuários do ambulatório a partir da realização de uma oficina com os usuários que aguardavam atendimento. No primeiro momento, os usuários se organizaram em roda, oportunidade em que foi trabalhada a dinâmica da “Caixa musical”. Foi disponibilizada uma caixa com várias tarefas que circulou de mão em mão, ao som de uma música, e à medida que a música parava, aquele que estava com a caixa tirava uma tarefa e desempenhava a atividade. Num segundo momento, foi feita uma apresentação da carta dos direitos dos usuários da saúde, seguida de uma leitura compartilhada de um folder sobre o documento, e de debate sobre cada diretriz da carta. Em um terceiro momento, os participantes foram convidados para construir cartazes com  os principios da carta que mais se identificaram e que gostariam de vê-los fortalecidos no hospital. A atividade foi finalizada com uma exposição dos cartazes produzidos e de sorteio de brindes.

No dia 24, aconteceu uma roda de conversa sobre a carta, envolvendo as atendentes, psicólogas, enfermeiras e assistentes sociais do ambulatório, finalizando a atividade com uma dança circular, tendo como facilitadora a enfermeira Amparo Oliveira.

As atividades foram encerradas com um sorteio de brindes e com um lanche.

Os participantes consideraram o evento uma importante iniciativa, para conhecimento da carta e empoderamento dos usuários para fortalecimento e garantia dos seus direitos na saúde.

Confira as imagens!

Dança circular envolvendo os profissionais do ambulatório no encerramento da semana de discussão dos direitos dos usuários da saúde no HILP

Publicado por Emilia Alves de Sousa em Segunda, 29 de outubro de 2018