Implantação de CAPS AD é alvo de preconceito e ignorância no Bairro Glória em Joinville

8votos

 

Em 23/11/2017 o Conselho Local de Saúde do Bairro Glória em Joinville-SC realizou uma reunião onde foi apresentado o projeto de implantação de um CAPS AD III na localidade.

Na sexta-feira 24/11 vi o compartilhamento de uma postagem que me causou nojo e indignação,  pois nos comentários que podem ser lidos abaixo da reportagem fica claro que não desejam a instalação de um CAPS AD simplesmente por medo que a criminalidade aumente e que os viciados comecem a circular neste bairro que é classe média alta.

http://clickgloria.com.br/caps-nao-foi-bem-recebido/

Alegam sem maiores detalhes ou estudos epidemiológicos que a necessidade do bairro seria um centro para idosos, mas no fundo dessa história apenas não querem encarar a realidade e a vida como ela é, marginalizando mais uma vez as pessoas portadoras de transtornos mentais.

Revela-se a necessidade de capacitação dos trabalhadores da Unidade Básica de Saúde que será construída nas proximidades do CAPS AD, para que sejam agentes multiplicadores da informação,do respeito e da tolerância junto á comunidade local.

Durante a reunião do CLS, seu presidente destaca a baixa participação da comunidade deste bairro nas reuniões do Conselho Local de Saúde.  Então amiguinhos eu pergunto:

Se não participam do Conselho Local de Saúde porque reclamam que não foram consultados? Guardiões da falsa moral e dos bons costumes?

E mesmo após várias explicações da equipe técnica da secretaria da saúde, o preconceito se torna evidente em falas que afirmam que o CAPS deva ser construído em locais onde há mais traficantes e viciados.

Então vou deixar algumas coisas bem claras:

Não vão abrir uma boca de fumo na sua esquina…

Os usuários do CAPS não vão assaltar sua casa…

Pessoas em tratamento, não são bandidos…

A classe média também usa drogas!

Saúde Pública é direito de todos!

Dependência Química é doença,

Preconceito é crime!

Conclamo a todos aqueles que leem as minhas postagens aqui e acreditam na saúde mental a fazer uma postagem contra o preconceito que estigmatiza as pessoas em sofrimento psíquico inclusive o decorrente do uso de álcool e outras drogas, neste link:

http://clickgloria.com.br/caps-ad-ou-centro-para-o-idoso/