Importância de Criação e Divulgação De Projetos Dentro Do SUS Sobre Conscientização do Suicídio.

6 votos

Olá! Meu nome e Matheus, sou acadêmico estudante da FISMA(Faculdade Integrada De Santa Maria),venho a partir desse post ressaltar a importância de divulgação e criação de projetos na rede SUS, sobre o tema suicídio, e demostrar como a taxa de incidência tem crescido no Brasil, principalmente na fase infantil e na adolescência.

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (20/09) novos dados sobre tentativas e óbitos por suicídio no país. A publicação acontece no mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, “Setembro Amarelo”. O levantamento aponta que a intoxicação exógena é o meio utilizado por mais da metade das tentativas de suicídio notificadas no país. Com relação aos óbitos, a intoxicação é a segunda causa, com 18%, ficando atrás das mortes por enforcamento, que atingem 60% do total. A atualização do boletim é uma das metas da Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio, lançada pela pasta em 2017. Para ampliar a assistência, foram habilitados novos CAPS, implantadas ligações gratuitas para o CVV em todo o país, além da qualificação dos profissionais que atuam no SUS.

Entre 2007 e 2016, foram registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) 106.374 óbitos por suicídio. Em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com a notificação de 11.433 mortes por essa causa.

Deve-se também ressaltar a atenção dentro do âmbito familiar, pois com essa incidência, seja bem provável que dentro das famílias haja integrantes com intenções suicidas, e de que as vezes se e percebido por parte dos familiares porem  não se e dada a devida atenção.

Referencial bibliográfico
SOUZA, Emilia Alves.;  Caminhada no HILP marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, setembro de 2019. Disponível em <http://redehumanizasus.net/caminhada-no-hilp-marca-o-dia-mundial-de-prevencao-do-suicidio-3/> acesso em 21/09/2019.

MACIEL, Visctor.; Novos dados reforçam a importância da prevenção do suicídio setembro de 2018. disponivel em: <http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/44404-novos-dados-reforcam-a-importancia-da-prevencao-do-suicidio> acesso em 21/09/2019.