Intervenções de Educação em Saúde em Comunidade Rural feita por Estudantes Médicos no interior – SP

9 votos

 

Estudantes do Curso Médico da UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista) se inserem em sete Estratégias Saúde da Família (ESFs) nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Existe uma microárea rural, localizada no Distrito de Coronel Goulart, pertencente ao município de Machado, na qual os estudantes do Programa de Aproximação à Prática (PAPP/UNOESTE) realizam ações de Promoção à Saúde, a partir da Epidemiologia local. Uma das ações relacionadas à Criação de Ambientes Saudáveis esteve relacionada à capacitação para Primeiros Socorros no ambiente rural.
Os primeiros socorros estão relacionados com a avaliação da necessidade de intervenção e as condutas que podem ser efetuadas por pessoas desprovidas de materiais de socorro especializado. Estudantes Médicos, supervisionados por Facilitadores, organizaram uma Roda de Conversa, em uma Escola Rural, voltada a professores da rede de educação municipal e comunidade, para atendimento a situações de urgência e emergência que acometem a população fora do ambiente hospitalar. Acadêmicos explicaram que as urgências necessitam de intervenções no menor intervalo de tempo possível e de forma adequada às necessidades de cada caso. Realizaram manobras de ressucitação em simulacros com participação da comunidade rural. Após a Roda de Conversa, estudantes fizeram uma reflexão na ação com seus Facilitadores e com trabalhadores da ESF local. Entenderam que se torna importante promover educação em saúde à população leiga relacionada aos primeiros socorros a fim de minimizar possíveis complicações relacionadas a uma situação de urgência, enquanto se aguarda por atendimento especializado.
Facilitadores consideraram que as informações sobre as condutas adequadas a serem realizadas em casos de urgência e emergência necessitam ser divulgadas para os cidadãos com a finalidade de lhes conferir segurança para o enfrentamento de situações de risco e contribuir para torná-los potenciais socorristas. Acadêmicos entenderam que a educação em saúde é uma ferramenta capaz de auxiliar na prevenção e promoção da saúde, pois pode viabilizar a interação de informações entre o saber científico e o senso comum, possibilitando reflexões críticas nas pessoas envolvidas com o processo de ensino-aprendizagem, além de colaborar com a inclusão da sociedade nas responsabilidades relacionadas à saúde.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à saúde realizada a partir da utilização da Metodologia Ativa da Problematização, na ESF Rural do Distrito de Coronel Goulat, no interior paulista.
Referências:
INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PRIMEIROS SOCORROS.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://eduem.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/download/38305/21943&ved=2ahUKEwjf0a7hv9DhAhVLK7kGHf0pDIwQFjADegQICRAB&usg=AOvVaw2Tb2z62gQXN9lNE_-w2PMU
Acesso em 13 04 2019 às 18h 47min.
Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/UNOESTE)