IV Encontro Anual das Famílias da UTI Neonatal do HRS de Francisco Beltrão-PR

5votos

Mais de dois meses depois, ainda sinto-me impelida a compartilhar uma experiência maravilhosa de humanização. Afinal, num período de pré-eleição, numa realidade permeada de inquietudes, angústia e incertezas, uma dose intensa de amor e genuíno afeto faz muito bem.

Depois de mais de um mês de apreensão, nossa fotógrafa conseguiu recuperar as fotos do IV Encontro Anual das Famílias da UTI Neonatal do Hospital Regional do Sudoeste – HRS, de Francisco Beltrão-PR. E, agora de posse dos lindos registros desse dia tão especial, posso dividir com todos os amigos e parceiros da RHS a emoção desse momento único.

Na sua quarta edição, o encontro anual consiste numa confraternização entre pais de crianças que já passaram pela UTI Neonatal do HRS, seus filhos e as equipes do setor com as quais estes tiveram intenso contato durante a internação do recém-nascido. Trata-se de um momento de celebração da vida, de um reencontro num contexto festivo, distante da atmosfera de sofrimento que essas famílias vivenciaram quando da passagem do bebê pela unidade.

A referida UTIN iniciou suas atividades em 01 de abril de 2011, inicialmente dispondo de 6 leitos, posteriormente ampliados para um total de 10, devido à crescente demanda, já que esta é a única UTI Neonatal numa regional de saúde de 27 municípios. Apesar das dificuldades, a unidade se destaca na região pela perspectiva humanizada em que trabalham suas equipes, todas pautadas no profundo respeito pelo ser humano e, em especial, pelas famílias em sofrimento. Além da indiscutível capacidade técnica, responsabilidade e compromisso com a vida e qualidade de vida dos pequenos pacientes, a UTIN do HRS representa uma importante referência de apoio, suporte e empoderamento para pais e demais familiares.

Desse modo, cria-se um vínculo, nutrido por famílias e equipes, que resiste ao tempo e à distância. É nítida a identificação dessas famílias com a unidade, as quais fazem questão de, sempre que possível, externalizarem carinho e gratidão pelo setor que passa a representar uma espécie de extensão da própria família do bebê.

A quarta edição do evento aconteceu do dia 21 abril de 2018, no Restaurante Central do Parque de Exposições Jayme Canet Junior, em Francisco Beltrão-PR e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, incluindo famílias, profissionais e parceiros da unidade. De modo especial, menciono a participação da equipe responsável pelo Projeto Polvo Solidário, maior fornecedor de polvinhos de crochê disponibilizados aos bebês da UTIN, com finalidade terapêutica, bem como do cantor Dani, artista local que animou a tarde com canções doces e suaves.

O evento é totalmente voluntário, organizado por profissionais das quatro equipes da UTIN do HRS e viabilizado única e exclusivamente através de doações, em sua maioria, de membros da própria unidade. Profissionais de outros setores também apoiaram a iniciativa, seja através de doações, seja auxiliando no dia do evento.

No encontro, as crianças se divertiram com brinquedos, brincadeiras e na interação com outras crianças. Enquanto isso, os pais aproveitaram para matar a saudade das equipes e dos familiares de outros bebês com os quais estabeleceram contato durante a permanência do (a) filho (a) na unidade. A cada ano, novas famílias passam a compor a grande família UTIN/HRS, caracterizada por laços de afeto e amizade. A participação massiva no encontro anual é um importante representativo disso, à medida que reflete o bom relacionamento entre famílias e equipes, possível a partir de uma assistência integral de qualidade indiscutível.

Enquanto setor, buscaremos manter a tradição, alimentada há 4 anos por famílias de diversos municípios da região, de uma vez por ano confraternizar e celebrar a vida, numa clara experiência de um SUS que dá certo. No mais, as imagens falam por si, amigos… 😉

 

Lembrancinhas do encontro

Mães, pai e avó de bebês que estavam internados na UTIN na ocasião do encontro

Apresentação musical

Projeto Polvo Solidário

Parte da equipe UTIN com as idealizadoras do Projeto Polvo Solidário

Hora do Parabéns para a UTIN, no seu 7º aniversário

Parabéns para Neo

Árvore de recados deixados pelas famílias

Parte da equipe da UTIN/HRS

Davi, nascido com 560g, o menor bebê que sobreviveu na unidade soprando a velinha e representando todos os bebês que já passaram pela UTIN/HRS