JOGO CAOS versão SUS

5votos

https://youtu.be/EfDM43V7f5U

Este trabalho foi desenvolvido na disciplina “A Psicologia e a Saúde: pressupostos para a prática profissional”, do 4o ano, do Curso de Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde-PUCSP

Professoras responsáveis: Maria Cecília Roth, Ruth G. da C. Lopes, Vera Mendes

Ana Carolina Choli

Ana Paula Bambace

Anna Panfili

Aline Nakamura

Carla Chagas

Debora Andrade

Paula Benites

Viviane Papis

Para a atividade da disciplina, construímos um jogo para grupos de jovens de classe média alta que se encontram no Ensino Médio, com a intenção de possibilitar uma discussão sobre o Sistema Único de Saúde como um todo. Pensamos nessa população, pois esta não tem tanto contato com as ideias e funcionamentos do SUS. No entanto, para a realização do jogo, imaginamos que é necessário uma conversa prévia com os jovens sobre essa temática. Queremos com isso explicitar uma limitação do currículo das escolas que não trata em nenhum momento do SUS, um modelo de saúde de referência internacional e que faz parte do cotidiano dos brasileiros, mesmo que não saibam.

O jogo é conhecido pelo nome “CAOS”. Os jovens são divididos em quatro equipes (vermelho, amarelo, azul e verde) e, dentro dessas, recebem 32 perguntas sobre o SUS: sua filosofia, seu funcionamento e seus serviços. As respostas são divididas em cartões com as cores correspondentes de cada time e são espalhadas e escondidas no ambiente da escola.

Assim, os jogadores devem escolher uma das 32 perguntas a ser lida por um monitor, que mantém consigo uma cartela com as perguntas e as respectivas respostas corretas. Então, os jogadores devem buscar o cartão com a resposta que acreditam corresponder à pergunta escolhida. Caso os jogadores tragam um cartão que não corresponde à resposta daquela pergunta, podem ficar com este até que encontrem a pergunta correspondente. O monitor só deverá ler uma nova pergunta quando o cartão com a resposta correta lhe for apresentado.

Ganha o jogo o grupo que conseguir responder às 32 questões primeiro, ou caso tenha um limite de tempo, quem tiver o maior número de cartões corretos.