Lançamento da Cartilha HumanizaSUS

9votos

A Política Nacional de Humanização cumprindo seu propósito de cada vez mais colaborar com a produção de conhecimento e de promover a humanização no SUS tem a honra de lançar a nova Cartilha HumanizaSUS “A Experiência da Diretriz AMBIÊNCIA da PNH” na Rede Humanizasus.

Acervo Digital de Humanização

“Ambiência na Saúde se refere ao tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana” (BRASIL, 2006)… Ambiência passa a ser reconhecida como uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização no SUS.

Nesta publicação você encontra esclarecimentos sobre a diretriz da Ambiência na PNH e seus Eixos principais. Também aborda a ambiência como espaço de encontros entre os sujeitos, de produção de saúde e de subjetividades, o espaço como ferramenta facilitadora do processo de trabalho, o espaço que visa à confortabilidade e a ambiência e suas interfaces com outros dispositivos da PNH. Em outra seção da publicação você encontra o método da PNH e o dispositivo ambiência: elaboração de Projetos Cogeridos de Ambiência além de pistas para condução de uma Oficina de Ambiência, instrumento para reflexões com os grupos em uma Oficina de Ambiência.

http://redehumanizasus.net/wp-content/uploads/2017/09/experiencia_diretriz_ambiencia_humanizacao_pnh.pdf

Este importante material tem como autores:

Elaboração:
Ana Paula Silva da Costa
Cathana de Oliveira
Mirela Pilon Pessatti

Colaboração:
Renata Adjuto de Melo
Sheila Rodrigues de Souza

Revisão:
Eduardo Passos
Mirela Pilon Pessatti

Fotos da Capa:
Radilson Carlos Gomes

Fotografias:
Mirela Pilon Pessatti
Radilson Carlos Gomes

Ilustrações:
Paulo César dos Santos Figueiredo

Realização da publicação Área técnica da PNH, SAS, Ministério da Saúde 2017.

Leia, estude, compartilhe com outras pessoas, e sobretudo aplique estes conhecimentos no dia a dia da atenção e gestão no SUS!