Lançamento de Mídias Sociais, tem novidades no Médio Vale do Itajaí

9 votos

Em Fevereiro de 2020 o Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí  retomou suas atividades, após o recesso de final de ano. Em seu planejamento anual constavam, dentre outras possíveis ações, a realização do Show de Talentos do SUS em Pomerode SC, previsto para Abril de 2020, por ocasião do Dia Mundial da Saúde, como já tradicionalmente realizado em outros anos desde 2015.

No entanto, a CIR estava por reestruturar suas atividades, após normativa aprovada no final de 2019, agregando os diversos coletivos existentes na região, em Câmaras técnicas setoriais, que por sua vez deveriam remeter-se aos Secretários Municipais de Saúde através da CIR (Comissão Intergestora Regional). Deste modo, ficou determinado que o referido comitê se remeteria a então criada Camara Técnica de Atenção Primária  em Saúde (CT APS), para que suas proposições fossem avaliadas e seguissem os ritos determinados.

Em meio a estas tramitações administrativas os planos do Comitê ficaram em suspenso, até que nos deparamos com a Pandemia de Covid 19 em Março de 2020. Neste tempo os membros deste coletivo enfrentaram diversos desafios, que se configuraram em uma breve desmobilização, tanto dos encontros presencias, dadas as regras de evitar-se o contágio da doença em curso, como também o fato de que muitos membros do grupo tiveram que atender solicitações emergenciais em seus municípios e alteraram suas atividades de trabalho, ou intensificaram suas ações na linha de frente do atendimento aos casos de covid 19. Neste ínterim o grupo seguiu se comunicando pelo dispositivo de conversas virtuais (Whatsapp) que já vinha utilizando. Nestas conversas havia uma sinalização do grupo de que não seriam possíveis até mesmo reuniões virtuais dada a ocupação intensa de seus membros.

Passadas estes acúmulos de funções o grupo sentiu necessidade de conectar-se novamente de um modo mais formal e propositivo. Assim organizou um encontro, embora que virtual, com a intenção de fazer um diagnóstico situacional de cada membro do coletivo e também dos municípios os quais representam durante este tempo de recesso. Realizamos um primeiro encontro nesta modalidade virtual em 26 de Agosto de 2020, utilizando a plataforma Google meet. Como resultado desta reunião o grupo manifestou seu desejo de dar continuidade as atividades com enfoque na humanização para aplicação no âmbito do Médio Vale do Itajaí, assumindo o compromisso de sondar a possibilidade de ativar estas ações no momento dado.

Num segundo encontro virtual, com a pauta voltada agora pra proposições de atividades que atendesse as necessidades dos municípios no momento da retomada das atividades diante da diminuição de casos de covid 19 e de consequente ocupação de leitos de UTIs e internação hospitalar, possibilitando assim as atividades de cuidados em saúde mais no âmbito da atenção básica e ambulatoriais. O encontro aconteceu em 17 09 2020 onde o grupo avaliando a atual conjuntura de saúde na região, julgou se fazer necessária s atividades de humanização que provocassem uma maior integração das equipes entre seus membros, como também das equipes com a população de referência, algo que servisse como um dispositivo de acolhimento para um retorno as atividades rotineiras postas antes da pandemia, obviamente ainda com os devidos cuidados necessários a não favorecimento do contágio pelo Covid 19.

Hoje recebemos o apoio dos Secretárixs Municipais de Saúde da região para retomarmos as atividades, mesmo que on line.

E aqui anunciamos os primeiros passos desta nova fase do coletivo regional de humanização: criação de mídias sociais, com o apoio da Designer gráfico Luísa Campos Silva. Deste modo apresentamos aos participantes desta rede a página do facebook e o perfil no Instagram do Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí:

Facebook: https://www.facebook.com/HumanizaMedioValeSC

Instagram: http://@humanizamediovalesc