Metodologia da Problematização utilizada no Curso de Medicina produzindo ações de Educação em Saúde para crianças no Território de uma ESF do Interior Paulista. O olhar do Facilitador.

9votos

O Curso de Medicina da UNOESTE introduz os estudantes como membros das equipes interdisciplinares de 07 Estratégias Saúde da Família (ESFs) nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Existe uma parceria Academia-Serviço firmada entre a Universidade do Oeste Paulista e as Secretarias de Saúde das duas cidades que tem trazido benefícios à comunidade local.
Os estudantes, em pequenos grupos de 10 a 12 aprendizes, guiados pelos seus respectivos Facilitadores, constroem Planos de Ação a partir da Metodologia Ativa da Problematização, utilizando o Arco de Maguerez, alicerçado na tríade: “Ação – Reflexão – Nova Ação”.
O Facilitador busca estimular os estudantes a participar das Reuniões de Equipe Interdisciplinar, nas ESFs. A equipe, nos encontros semanais, discute casos à luz da Classificação de Risco, de acordo com a Escala de Coelho, aplicada nas Famílias do território, dando prioridade às situações de vulberabilidade para a construção dos Planos de Ação que envolvem didaticamente os Eixos, assim divididos: da Saúde Individual, Coletiva, dos Processos de Trabalho em Saúde e da Educação em Saúde.
O Eixo escolhido para ação, no mês de Abril de 2018 foi a Educação em Saúde para escolares no território da ESF, envolvendo multiplicação de informações a respeito da Dengue e da Febre Amarela.
A Política Pública da Atenção Integral à Saúde da Criança foi utilizada na construção do Plano de ação.
Estudantes de Medicina construíram máscaras e fantasias para levar informações, de maneira lúdica, relacionadas à prevenção de Dengue e Febre Amarela, na área de abrangência das ESFs.
A ação estimulou os estudantes a estudar a Intersetorialidade no SUS, pois envolveu contatos e parcerias do Setor Saúde com as Secretarias da Educação dos dois municípios.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Educação em Saúde realizada no Programa Saúde na Escola, nos terrritórios das ESFs.

Referências:
Programa Saúde na Escola. Portal do Departamento de Atenção Básica. Disponível em: dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php Pesquisa em 11 05 2018 às 8h 30min.