Metodologias Ativas como ferramenta na organização dos processos de trabalho em Saúde

10 votos

Em continuidade ao fortalecimento das ações da Política Nacional de Humanização (PNH) e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) a Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CGDRH) da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) realizou no dia 13/03/2020 o segundo encontro com a equipe de saúde do CAPSi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, como resgate das necessidades advindas da escuta qualificada perceptível no primeiro momento.

Diante disso, esta coordenação vem propondo para os diferentes atores implicados no processo do cuidado em Saúde novas ferramentas e estratégias com o uso de tecnologia leve e metodologias ativas objetivando apoiar as atividades desenvolvidas pelas equipes de saúde, fortalecendo práticas e potencializando ações.

Assim, a visita técnica utilizou como ferramenta um jogo de questionário, Quiz, que tem como objetivo fazer uma avaliação de conhecimentos sobre um determinado assunto, como prática de ensino-aprendizagem no trabalho para a discussão e conhecimento de conceitos, métodos, princípios e diretrizes da PNH e da PNEPS na produção de saúde. Nesse segundo encontro dividimos a equipe de saúde em dois grupos para responder questões intercaladas por políticas.

Percebe-se, que a interação entre as equipes e a competição em responder os questionamentos de maneira correta ocorreram desde a primeira pergunta e a discussão para a construção de conceitos a partir do conhecimento individual foi bastante importante para estruturação do conhecimento coletivo dos grupos.

Dessa forma, o ambiente de aprendizagem construído nesse espaço de reflexão foi bastante enriquecedor para a troca de experiências e saberes entre os profissionais de saúde para a construção e inclusão da PNH e PNEPS nos seus processos de trabalho.