Mini guia de sobrevivência para um amigo antimanicomialista

12votos

1 – Agrupem-se. Como dizia Freud, é preciso vencer o narcisimo das pequenas diferenças. Afinal, se você é ligado à Saúde Mental, pouco importa sua profissão, você ganha mal. Só médicos, donos de hospitais e a indústria farmacêutica ganham grana nesse ofício.

2 – Você acha que o louco não deve ser segregado. Mas tudo conspira para que se tenha medo deles. Nenhum jornal de grande circulação deu bola para o retrocesso de 14/12/2017. Mas basta um ato violento de um louco para isso ter grande circulação na mídia. Ou seja, não adianta gritar, é preciso descobrir como ser ouvido

3 – Resolveram colocar a religião nessa história, nada mais complicado que explicar os males de tentar fazer o bem. Toda droga será reprimida, é claro. E com muita porrada. Mas o consumo de drogas lícitas só fará aumentar, tudo avança para que nenhum ser humano sobreviva sem um calmante, uma ritalina ou um antidepressivo. Mas há também o alcool. Fora as blitzes que fazem a nova felicidade da arrecadação, o verão e o carnaval vem aí, vamos beber, preferencialmente cercados de loiras esculturais.

4 – Bem vindos ao mundo do cérebro. Sofrimento psíquico não existe sem entrar sódio ou sair potássio, sem mudanças nos padrões de ressonância magnética, sem marcadores genéticos. A nova onda é provar – sempre cientificamente – que a causalidade psíquica é biológica, só gente séria trabalha com isso. Todo o resto da equipe multidisciplinar serve só para cuidados paliativos.

5 – Impossível destruir a lógica de que o problema do hospital é o mal hospital. Mesmo porque as internações são necessárias e por vezes incontornáveis. Acontece que um hospital sempre será coisa de médico, ou seja, estruturado à partir de um Discurso do Mestre.

6 – Já os CAPs não são estruturas estáticas, que podem funcionar com protocolos orientados por um único discurso. O sucesso de um CAPs depende diretamente da sinergia de uma equipe multidisciplinar, isso é muito mais importante do que boa hotelaria. Acontece que para uma equipe funcionar bem, e aí Lacan tem algo a dizer, é preciso que o mestre fracasse.

7- É bom lembrar que, sim, existem pequenas clínicas privadas orientadas pelo espírito antimanicomialista e que souberam incorporar todos os avanços da lei 10.216. Portanto não se trata de caça aos hospitais ou clínicas, mas de condenação da reorientação de uma política que provou ser ineficiente

8 – O governo atual está pouco se lichando para os indignados, ouvir a indignação do outro é coisa de quem respeita o diálogo. Por isso volto ao ponto um, como do multíplo fazer Um?

9 – Sim, 14/12/2017 foi um golpe, melhor, a metonímia de um golpe que não cessa de golpear.

(By Marcelo Veras)