Movimento Nasce Leonina

8votos

Maternidade Leonina Leonor Ribeiro está praticamente pronta desde 2009 e nunca abriu as portas. Está localizada nos andares superiores da UPA de Venda Nova, em Belo Horizonte. Possui capacidade para atender cerca de 350 partos por mês. São 7 suítes de parto (6 com banheira), projetadas para atender de acordo com o melhor modelo de assistência, que estão abandonadas, apodrecendo. Mais de 4 milhões gastos e nenhuma previsão concreta é dada a população.

Convocamos todas as pessoas de BH que lutam pela saúde das mulheres e crianças, bem como pela execução orçamentária e transparência do uso dos recursos públicos a estarem conosco nessa visita (que aconteceu em 18/09/17), para cobrar da Prefeitura e da Secretaria de Saúde um posicionamento concreto sobre a abertura da Maternidade.

https://www.facebook.com/events/116751892347456/?acontext=%7B%22action_history%22%3A%22null%22%7D

      O Movimento Nasce Leonina nasceu em agosto de 2015 com o objetivo de planejar coletivamente ações de sensibilização da população e Prefeitura sobre a importância da abertura da Maternidade como estratégia de melhoria da assistência à saúde e formação adequada de profissionais, impactando portanto nos indicadores perinatais, combate a violência obstétrica e redução das mortalidades materna, neonatal e infantil. Fazem parte desse movimento pessoas que lutam pela autonomia das mulheres, pela saúde materna e neonatal e pelo parto humanizado. Somos mulheres, ativistas, usuária(o)s, profissionais, conselheira(o)s, parlamentares. Venha fazer parte você também! Faça contato (nasceleonina@gmail.com) e curta nossa página fb.me/nasceleonina.

Alexandre Kalil , Prefeito de Belo Horizonte, falou da Leonina em entrevista coletiva que aconteceu no último dia 20/09/17, na Prefeitura de Belo Horizonte.

Precisamos ficar muito atentas para que sejam garantidos recursos públicos e gestão colegiada. Só assim será possível implantar o modelo de assistência à saúde das mulheres, bebês e famílias pelo qual tanto lutamos e precisamos! #NasceLeonina, nasce com dignidade e respeito às demandas e participação da população, reconhecendo as lutas históricas da cidade e fazendo essa construção de forma transparente e democrática.