Nascendo em Timbó…atenção ao pré natal em Live!

6 votos

Desde março de 2020 vivemos tempos difíceis e que tem gerado muitos desafios à sociedade como um todo. Ainda mais complexo tem sido o cenário da área de saúde. Enfrentamos uma pandemia causada por um vírus para o qual não temos ainda vacina e ou linhas de tratamento definidas.

Neste cenário existem tarefas a realizar para os quais os  profissionais de saúde tiveram que se reinventar, por exemplo, a educação em saúde, especialmente, o acompanhamento do pré natal. Mulheres (famílias) estão experimentando a gestação neste momento, o que gera incertezas, dúvidas e ansiedade, além da necessidade de ter um acompanhamento mensal para este momento da vida.

Deste modo a SMS de Timbó criou uma unidade de saúde especializada na atenção à saúde da mulher, onde não são atendidos casos ligados a virose, chamada “unidade limpa” para evitar ao máximo a possibilidade de contágio das gestantes, puérperas e seus bebês. Nesta unidade são realizados os atendimentos de rotina de pré natal, da lactação e acompanhamento do crescimento do bebê, como relata a enfermeira Margot Friedmann Zetsche: Nossa unidade “limpa” de atendimento materno infantil para não fazer as mães circular em locais que atendem Covid 19. Nesta unidade não tem médico para não vir ninguém doente… Estamos oferecendo A 1ª consulta da gestante e companheiro (vai com exames prontos e teste rápido e carteirinha continuar na sua unidade). Consulta puerperal+ teste do pezinho+ 1ª consulta do bebê + vacina bcg e hepatite+Consulta amamentação. Vacina dos 3 meses e quatro meses com consulta puericultura e consulta amamentação “mirando” a volta ao trabalho. Puericultura em todas as vacinações caso a mãe não tenha feito em sua unidade ou serviço particular… Mandamos este “combo” pelo WhatsApp: Querida mamãe que está se organizando pra voltar ao trabalho e não quer deixar de amamentar: Este livro tem dicas sobre: Alimentação com copo, Introdução alimentar do bebê, Legislação trabalhista e…Continuar amamentando até dois anos ou mais com sucesso! Se tiver dúvidas fale com os profissionais de saúde de sua unidade! Um abraço carinhoso a você! SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TIMBÓ. Lindo, bem feito, cheio de ilustrações, receitas saudáveis e ideias geniais para cuidar do seu bebê!

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf

Então, neste movimento, hoje aconteceu a Live Nascendo em Timbó! Uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde  e o Grupo de apoio Nascendo em Timbó. As profissionais  enfermeira Margot Friedmann Zetsche, a psicóloga Maira Butke e a nutricionista Luize Amanda Salvador abordaram os diversos temas pertinentes ao pré natal, gestação, puerpério e aleitamento materno. Além disso esclareceram dúvidas ao vivo das participantes da Live.

Live Nascendo em Timbó aqui

Na próxima live com o tema parto haverá a participação da Dra Claudia obstetra do município, neste mesmo formato de uma breve fala e resposta à dúvidas das participantes.
Foi um grande sucesso, com muitxs participantes. Além disso como poderão ver a live ficou gravada e segue disponível na página do Facebook da Prefeitura de Timbó e também do Grupo Nascendo em Timbó e também no Instagram.